33.7 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasCulturaBiblioteca Pública Municipal e Fundação Cultural lançam IV Semana Literária de Guabiruba;...

Biblioteca Pública Municipal e Fundação Cultural lançam IV Semana Literária de Guabiruba; Evento acontece entre 24 e 28 de abril

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Semana Literária é um evento que acontece anualmente para disseminar práticas da literatura que envolvem contação de histórias, rodas de conversa, oficinas e palestras com escritores, editores e livreiros de diversas localidades, inclusive de nível nacional. As ações são promovidas pela Fundação Cultural de Guabiruba por meio da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel.

Neste ano, em sua quarta edição, as atividades envolvem uma série de assuntos e protagoniza a conversa sobre livros e autores, uma maneira de aproximar o público de algo não tão misterioso, que é a literatura, o livro e o universo que eles apresentam. A programação, em sua diversidade, explora o contato com todas as idades e perspectivas, com profissionais locais e internacionais.

Como novidade, a IV Semana Literária terá a presença do escritor argentino Tchian Hernán, com vasto conhecimento na literatura territorial e que na segunda-feira, dia 24 abril, contará com uma oficina sobre os autores latino-americanos Julio Cortázar e Gabriela Mistral. As vagas são limitadas e direcionadas a jovens e adultos, com inscrições por meio deste formulário. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfv3EmVme2f_QNYB03kiI8MF5GQ1d8M1IMGEdBNw9IhgZt9GQ/viewform?usp=sf_link

Na quarta-feira, 26, o evento terá uma Oficina de Haicai, técnica de poemas japoneses, ministrada por Suzana Mafra, escritora e profissional com experiência na Biblioteca Ary Cabral em Brusque. A ação é direcionada para jovens e adultos aspirantes do tema, com vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8NRc74BB5ZSNJVLh_fiCy4GvP05RpE4EmPZEZjmN3AfnDzQ/viewform?usp=sf_link

Um bate-papo acontece na quinta-feira, 26, com Loriane Fürbringer Dalcastagne, autora do livro “O Lado Colorido da Dor”, sobre sua jornada e batalha contra o câncer. A ação é gratuita e aberta ao público geral.

A programação encerra com contação de história de Emiliano de Souza, que terá sessões às 19h na Fundação Cultural, na terça-feira (25) para crianças e adultos, e sexta-feira (28) especialmente para as crianças. A contação é gratuita e aberta ao público.

Durante toda a Semana, a escritora guabirubense Méroli Habitzreuter realizará uma oficina de escrita literária destinada a crianças alfabetizadas – entre 7 e 11 anos de idade. As aulas acontecem de segunda à sexta (entre 24 e 28 de abril) das 10h às 11h30, na Fundação Cultural. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através deste link .

No espaço da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel, estará aberta à visitação a exposição “Criador x Criatura”, resultado de uma parceria com alunos das oficinas de Escrita Literária e Desenho de Observação da Fundação Cultural de Guabiruba. A visitação é gratuita e o espaço estará aberto das 8h às 12h e das 13h às 21h, de segunda a sexta.

“A programação foi feita com o objetivo de criar um ambiente favorável para a disseminação da cultura e para a promoção do hábito da leitura”, afirma Jéssica Glienke David, responsável pela Biblioteca Pública Municipal. De acordo com dados recentes, o órgão circula uma média de 496 empréstimos por mês, com mais de 1000 leitores cadastrados e mais de 11.500 exemplares disponíveis, o que demonstra o potencial de público e conteúdo para eventos como este em nosso município.

“A Semana Literária será uma oportunidade única para valorizar e difundir a produção literária, estimulando a criatividade e a imaginação dos participantes. Tenho certeza de que o evento irá fortalecer a identidade cultural da região por meio destas ferramentas que o livro proporciona” finaliza Jéssica.

SERVIÇO:
O QUE: IV Semana Literária de Guabiruba
QUANDO: 24 a 28 de abril 2023
ONDE: Fundação Cultural de Guabiruba e espaço anexo à Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel
QUANTO: Gratuito. Algumas oficinas exigem inscrição em formulário.
INSCRIÇÕES ONLINE: linktr.ee/bibliotecaguabiruba

MAIS INFORMAÇÕES:
Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel
bibliotecamunicipal@guabiruba.sc.gov.br
Fone/WhatsApp (47)3308-3111
Redes sociais @bibliotecaguabiruba

Publicidade
WhatsApp chat