21.8 C
Brusque
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasGeralSecretaria de Educação de Brusque recebe, por meio do VAAR, selo de...

Secretaria de Educação de Brusque recebe, por meio do VAAR, selo de qualificação por excelência na gestão, qualidade de ensino e infraestrutura

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Valor Anual Aluno Resultado (VAAR), é distribuído aos municípios que comprovarem avanços no aprendizado dos alunos e dos recursos

A Secretaria de Educação recebeu esta semana o assessor da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undme), Plauton Mendes. O profissional veio apresentar o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o ICMS da educação. O município de Brusque foi contemplado com o Valor Anual Aluno Resultado (VAAR), valor criado pelo novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ele serve para medir a qualidade da educação oferecida pelas redes de ensino no Brasil.

O encontro reuniu a secretária da pasta, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, as auditoras tributárias, Elaine Calixto e Precila Andrade Tadiotto Villar, os assessores da secretaria e diretores das escolas municipais. “Foi salientado na reunião de hoje o selo de qualidade que a educação de Brusque recebeu. Fomos contemplados com o VAAR. O benefício é distribuído aos municípios que comprovem que a educação tem apresentado evolução sobretudo na aprendizagem dos alunos e na aplicação dos recursos”, destaca a secretária.

Eliani também destaca a importância dos gestores informarem corretamente todos os dados relacionados as unidades escolares. “Esses dados são solicitados pelo Censo Escolar Anual. É muito importante refletirmos como a educação passa a se tornar definitivamente o centro das atenções da administração pública, com a qualidade da educação, que será assegurado nos cofres das prefeituras de Santa Catarina, 10% do valor do ICMS a qual é destinado aos municípios”.

O que é o Valor Anual Aluno Resultado (VAAR)

O VAAR é um indicador criado pelo novo Fundeb para medir a qualidade da educação oferecida pelas redes de ensino no Brasil. Ele é calculado com base em critérios como o desempenho dos alunos em avaliações nacionais, a taxa de aprovação e a taxa de abandono escolar. Ele serve como uma forma de incentivar a melhoria da qualidade da educação, uma vez que as redes de ensino que alcançarem melhores resultados receberão um valor maior de recursos do Fundeb.

Com a aprovação do novo Fundeb em 2020, o VAAR se tornou um dos principais critérios para a distribuição dos recursos do fundo entre as redes de ensino. Além disso, o novo Fundeb tornou o fundo permanente e aumentou a participação da União no financiamento da educação básica, o que deve contribuir para a melhoria da qualidade da educação em todo o país.

Publicidade
WhatsApp chat