20.2 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasCulturaFotógrafo que percorreu 17 países em um VW 1968 lança “A vida...

Fotógrafo que percorreu 17 países em um VW 1968 lança “A vida cabe em um Fusca” em Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Nauro Júnior estará no Boteco do Bolinho nesta quinta, 25/05, a partir das 17h autografando o livro de não-ficção que já emplacou duas vezes na lista dos mais vendidos do país

O livro “A vida cabe em um Fusca”, de Nauro Júnior, tem lançamento marcado para esta quinta-feira (25), a partir das 17h, no Boteco do Bolinho, em Brusque. A obra descreve de forma envolvente, com muita emoção, as viagens do autor pela Europa, América Latina e até Antártida a bordo de um Fusca 68. “Percebi que desde as memórias remotas de infância até os grandes desafios que vivi nas estradas do mundo, o Fusca sempre me ensinou o caminho”, destaca.

Pela receptividade do livro, o sentimento é compartilhado por muitas pessoas, que colecionam alguma memória do modelo VW mais popular do mundo.

Na lista dos mais vendidos no Brasil

O livro foi lançado em novembro de 2022 e dez dias depois já alcançava as duas listas de ouro dos mais vendidos do país. A obra ocupou a 17ª posição da lista da Veja e 8º lugar na Nielsen-PublishNews de autores nacionais no segmento não-ficção.

A publicação foi feita através da editora gaúcha Satolep Press, que também estreou na lista e apareceu no topo ao lado de referências como Companhia das Letras, Grupo Editorial Records e Sextante.

A obra tem coordenação editorial de Gabriela Mazza, que responde pela editora. “Somos um time que acredita na potência das histórias genuínas e isso faz com que não existam limites para as fronteiras que queremos desbravar”, destaca.

Lançamento fora do país

Além de diversas cidades brasileiras como Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Campinas e Curitiba, o livro também teve eventos de lançamento com a presença de autor fora do país. Em janeiro, as cidades portuguesas de Lisboa e Porto, onde o livro está à venda me livrarias locais.

Sorteio de um Fusca

Dois sorteios marcam a passagem de Nauro Júnior em Brusque nesta quinta-feira, 25/05. O primeiro deles será realizado no Boteco do Bolinho durante o evento de lançamento do livro na presença do autor. Quem estiver presente concorrerá a um exemplar de “A vida cabe em um Fusca”.

Já o segundo sorteio é um pouco mais incrível. Nauro Júnior é colecionador de Fuscas e decidiu sortear uma de suas relíquias entre os compradores da primeira edição de seu livro.

Ao efetuar a compra, o leitor receberá um marcador de páginas numerado onde consta o regulamento para se credenciar ao sorteio do Fusca Pomelo, como foi batizado o VW ano 1968 que foi restaurado pela Biri Refigerantes – empresa gaúcha que produz um saboroso refrigerante à base de pomelo, uma fruta cítrica bastante tradicional. Esse sorteio será no dia 22 de junho de 2023 – Dia Mundial do Fusca – entre os leitores que efetuarem a compra da obra e seguirem o regulamento.

Interatividade através de QRCodes

Viajar pelas páginas dessa história é sentir o vento que entra pela janela do Fusca. Com o objetivo de tornar essa experiência ainda mais interativa, o livro dispõe de seis QR Codes nas páginas finais. Eles dão acesso a vídeos onde o leitor poderá assistir a alguns dos momentos descritos com toda a sua emoção. Situações como a descoberta de ossos de baleia durante a travessia pela maior praia do mundo – entre Rio Grande e a Barra do Chuí, ou as imagens estonteantes do Fusca deslizando pelo Salar de Uyuni, na Bolívia.Tem ainda o dia em que o autor visitou a casa de Neruda, em Valparaíso, e ficou sem freio em uma ladeira de cerca de 500 metros. As histórias ganham ainda mais força quando assistimos à solidariedade de uma senhora russa nos confins das estradas interioranas do maior país em extensão do mundo. A singeleza e o inesperado. Por fim, o encontro na Letônia entre Nauro, a esposa Gabi e a filha Sofia. Depois de muitos sobressaltos, são momentos em que o leitor estará imerso, a bordo das emoções que um Fusca pode proporcionar.

Trajetória do autor

Nauro Júnior é fotojornalista e fez sua estreia na literatura em 2009 com o livro-reportagem “A noite que não acabou” em parceria com o jornalista Eduardo Cecconi. Em 2012 lançou seu primeiro livro solo, o romance “Náufrago de um mar doce” (Satolep Press). No ano seguinte foi a vez da fotografia com “Pelotas em imagens” (Satolep Press) e na sequência alçou voo na poesia com “Andanças imaginárias” (Satolep Press), ilustrado pela filha Sofia.

Em 2015 novamente a fotografia foi o centro de seu trabalho com o livro “Laranjal em Imagens” (Satolep Press). A Expedição Fuscamérica é um projeto autoral desse fotógrafo gaúcho, com um vasto acervo de fotos publicadas nos principais veículos nacionais e estrangeiros. Formado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), há mais de 30 anos escreve com a luz e fotografa com as letras.

Sobre a Expedição Fuscamérica

A Expedição Fuscamérica nasceu em 2013, inicialmente como uma imersão na América do Sul a bordo de um Fusca ano 1968 apelidado carinhosamente de Segundinho. A história por trás do carro e de seu proprietário tem inúmeras riquezas e peculiaridades. Uma delas é que o VW foi trocado por um iPhone.

Além da América do Sul, o Segundinho rodou pela Rússia durante a Copa do Mundo de 2018 e sua presença está perpetuada no Filme Oficial da FIFA daquela edição.

Depois dessa epopeia, cruzou dez países da Europa até embarcar de volta para casa no porto de Santander, na Espanha. O projeto é permanente e as incursões por diferentes culturas e fronteiras estão se transformando em um documentário.

A Satolep Press foi contemplada com o edital FAC Filma/RS e em breve esta história será contada em um longa-metragem. O canal no YouTube da Expedição Fuscamérica traz ainda uma série de entrevistas realizadas dentro do Fusca. Figuras como Ney Matrogrosso, Zeca Baleiro, Nasi, Pepe Mujica, entre outros, já conversaram com Nauro a bordo do Segundinho.

Fotos: Patrick Rodrigues | Nauro Júnior | Sancler Ebert | Gustavo Vara | Caio Passos

Serviço:

Nauro Júnior lança “A vida cabe em um Fusca” em Brusque

Dia 25 de maio – quinta-feira – a partir das 17h

Boteco do Bolinho

Avenida Getúlio Vargas, 63 (fundos da Uniasselvi)

Publicidade
WhatsApp chat