32.5 C
Brusque
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioNotíciasGeralDA HORA: Márcio Fumagalli, Conselheiro do Consulado Italiano Paraná e Santa Catarina

DA HORA: Márcio Fumagalli, Conselheiro do Consulado Italiano Paraná e Santa Catarina

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Marcio Fumagalli foi o convidado do programa Da Hora nesta quinta-feira, 25, para falar das atividades do Círculo Italiano Di Brusque e das atividades junto à Circunscrição Consular (Consulado) Paraná e Santa Catarina, com diversas atividades entre os dois estados, com ações nos municípios catarinenses de colonização Italiana. Com destaque para a aproximação do consulado na comarca Brusque, Guabiruba e Botuverá.

A comunidade italiana em Brusque e região mantém laços e tradições da sua raiz histórica e cultural.

Com um traço de colonização arraigado no ceio da história de Brusque, o Comitê dos italianos residentes no exterior / Conselho vinculado ao Consulado Geral da Itália de Curitiba/PR), que reúne descentes de família italiana, atuam subsidiados integralmente pelo Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais da Itália, desempenho este em favor da comunidade ítalo-brasileira.

Entre os conselheiros, está o brusquense Márcio Fumagalli descendente das famílias Fumagalli e Cazzaniga (ambas de origem lombarda/Milão) e da família Sabino (de origem romana). O conselheiro vem nos últimos 30 anos se dedicando à comunidade italiana seja presidindo o “Circolo Italiano di Brusque”, seja como professor de língua e cultura italiana, seja como tutor de mestrados no campo agro-alimentar na formação e qualificação de jovens italianos residentes no Brasil.

Para o o consulado, Brusque é um ““ninho querido”, no Vale do Itajaí. Sendo assim, diversos trabalhos estão em andamento e que visam “cumprir o verdadeiro papel de estreitar a relação (de italianidade) de nossa história local”.

Publicidade
WhatsApp chat