20.1 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasCulturaSociedade do Pelznickel divulga eventos para o segundo semestre

Sociedade do Pelznickel divulga eventos para o segundo semestre

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Grupo participa da Festa da Integração em junho e evento inédito Pelznickeltag, em setembro, reunirá pessoas que levam a tradição adiante na região

Guabiruba terá um evento inédito este ano, que será promovido pela Sociedade do Pelznickel no dia 16 de setembro. O Pelznickeltag – Dia do Pelznickel reunirá pessoas da comunidade regional que preservam e levam adiante a tradição do famoso – e temido – Papai Noel do Mato.

“Vamos convidar todos os Pelznickels da nossa região para participar de um workshop, uma conversa para falarmos sobre a tradição e como ela se desenvolveu. É uma ideia bacana que surgiu entre os membros da Sociedade, para organizar cada vez mais os eventos na nossa cidade. Quem conhece mais a tradição, consegue desenvolvê-la melhor, tanto para os moradores quanto para os nossos turistas”, explica o presidente, Fabiano Siegel.

O evento será gratuito e para participar será necessária inscrição prévia, visto que será oferecido um almoço. “Vamos realizar o evento na Pelznickelplatz durante o dia e esperamos que todos participem. Vai ser algo novo, com o objetivo de renovar cada vez mais a tradição em Guabiruba e mantê-la de forma organizada, para que todos façam da forma correta e levem o nome da cidade para cada vez mais longe”, frisa.

Segundo Fabiano, embora muitas crianças já se caracterizem de Papai Noel do Mato, o evento será apenas para adultos. “O objetivo é reunir somente adultos que fazem Pelznickel, para explanar sobre as diretrizes da tradição. A criança ainda tem outro olhar e imaginação. Para elas, planejamos fazer ainda este ano uma oficina de máscaras de Pelznickel, um encontro bem infantil, mas que ainda não temos data definida”, conta.

Ele explica que as inscrições serão divulgadas com antecedência para que todos possam se programar e participar da primeira edição da Pelznickeltag.

Festa da Integração
Já nos dias 3 e 4 de junho, voluntários da Sociedade do Pelznickel participam da programação da oitava edição da Festa da Integração, no Aymoré. “Neste ano novamente venderemos os nossos lanches na festa: o Pelznickelbrot, o Dragonbrot, o Maibaumbrot e porções de batata, polenta frita e frango a passarinho, a R$ 25 o prato. Também vamos ter a nossa lojinha com camisetas e souvenirs do Pelznickel. Com certeza será um grande espetáculo novamente, como no ano passado, pois conseguimos angariar fundos para manter a tradição. Esperamos todos lá para se divertir e conhecer as tradições de Guabiruba”, convida.

Mas não espere encontrar com as criaturas durante a festa, o presidente explica que nesta época do ano o Pelznickel está no mato e no evento será possível vê-lo apenas em um manequim.

Nova Diretoria
Após cinco anos à frente da entidade, Fabiano conta que deixará a presidência da Sociedade do Pelznickel no início do segundo semestre. “Apesar de ser uma tradição, sempre pensamos em renovação, por isso agora teremos uma eleição. Já temos candidatos e com a renovação acreditamos que as pessoas entendam melhor o que é uma Sociedade e o que precisa ser feito para ela se manter. Se mais pessoas souberem disso e tratarem dessa maneira ela é perpetuada”, avalia.

Natal
A edição 2024 da Pelznickelplatz já tem datas definidas pela Sociedade do Pelznickel, para que os visitantes possam programar com antecedência a visita. O público será recebido na Casa do Papai Noel do Mato, localizada na rua rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrantes, em Guabiruba (SC), nos dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro.
Os Pelznickels também saem às ruas da cidade no dia 6 de dezembro, para o Desfile de São Nicolau nos bairros. Já no dia 23, a participação será no desfile do Presépio Vivo.
Na véspera de Natal, no dia 24, será realizado um desfile também pelas ruas do município e visita em algumas residências.

Publicidade
WhatsApp chat