19.9 C
Brusque
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasGeralSecretaria de Desenvolvimento Social intensifica ações a pessoas em situação de rua...

Secretaria de Desenvolvimento Social intensifica ações a pessoas em situação de rua durante o frio

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Pasta, no momento, solicita doações de roupas masculinas de inverno e cobertores

Com a chegada do frio, a Secretaria de Desenvolvimento Social intensifica a abordagens às pessoas em situação de rua no município. O objetivo é localizá-las e encaminhá-las para os serviços de Assistência Social, como o Centro POP e o Albergue Municipal.

As abordagens são realizadas de domingo a domingo, e são utilizadas duas estratégias. A primeira é por meio de informações fornecidas por terceiros, que indicam locais onde há pessoas em situação de rua. A segunda é através de rondas diárias, nas quais a equipe busca identificar essas pessoas, iniciar uma conversa e apresentar os serviços disponíveis. “A gente sai todos os dias para identificar essas pessoas, para ter uma conversa, e apresentar os serviços da Assistência. Nós apenas oferecemos, e mostramos o que é ofertado no serviço”, destaca o educador social, Kelvin Lucas Severo.

João, nome fictício, revela que a vida de quem mora na rua é dura. “Passam os dias, passam os meses, anos, e quando você vê, já são 40 anos morando na rua. A população tem medo, sinto que somos invisíveis”. João faz o uso dos serviços regularmente, e é atendido sempre que necessário.

“Muitas pessoas em situação de rua enfrentam essa realidade devido à perda de bens materiais, problemas psicológicos e principalmente dependência química. O trabalho da equipe é tentar restabelecer vínculos familiares e reintegrá-las na sociedade”, enfatiza a diretora de Desenvolvimento Social, Juliana da Silva.

Neste momento, o serviço solicita doações de roupas masculinas de inverno e cobertores. Essas doações podem ser feitas diretamente no Centro POP ou no Albergue, e serão destinadas aos usuários dos serviços, bem como às pessoas em situação de rua. O educador social ressalta que as doações são mais bem distribuídas quando estão sob a responsabilidade da Assistência Social.

Centro POP:

O Centro Referência Especializado para População em Situação de Rua, é um local especializado que auxilia e ampara pessoas ou famílias em situação de rua, atendendo às diversas necessidades dessa realidade. Além de oferecer acolhimento, os centros promovem ações sociais e oficinas para reintegrar essas pessoas à sociedade, além de fornecer acompanhamento psicológico para auxiliar no desenvolvimento social e emocional dessa parcela da população. O Centro POP Brusque funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.

Albergue Municipal:

O Albergue Municipal é um serviço que oferece leito e banho para acolher os necessitados. Atualmente, o albergue conta com 32 leitos, que são ocupados praticamente todos os dias. O serviço funciona por ordem de chegada, e cada usuário tem direito a tomar um banho. No local, eles recebem comida e atendimento especializado. O albergue funciona todos os dias da semana, das 19h às 07h.

Publicidade
WhatsApp chat