20 C
Brusque
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasGeral14º Conferência Municipal de Assistência Social reúne mais de 130 pessoas

14º Conferência Municipal de Assistência Social reúne mais de 130 pessoas

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Palestra dividida em cinco eixos, iniciou às 9h e segue até as 17h

Com o tema Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos, nesta quarta-feira (12), ocorre, no auditório da Uniasselvi, a 14ª Conferencia Municipal de Assistência Social. O evento é um espaço democrático que reúne usuários, psicólogos, assistentes sociais, diretores, membros do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e todas as áreas que envolvem a assistência social.

Com a participação de 130 pessoas, a solenidade oficial de abertura começou às 9h, com representantes do poder público, poder legislativo e uma usuária da Assistência Social de Brusque. “O dia de hoje é muito importante para podermos dar continuidade e avançar ainda mais nas políticas públicas de assistência no nosso município. É por aqui que começamos a fazer a diferença na realidade dos cidadães que necessitam de algum tipo de ajuda”, destacou, durante pronunciamento, o secretário de Desenvolvimento Social, Darlan Sapelli.

A conferência, que seguirá até as 17h, contou com a palestra de Nayara Brito, assistente social e assessora técnica da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve). Após, os participantes são divididos em salas de acordo com o eixo de interesse. “O dia será dividido entre os cinco eixos temáticos, financiamento, controle social, articulação entre os segmentos, serviços, programas e projeto e benefício e transferência de renda”, explica.

“Precisamos continuar construindo cada vez mais politicas públicas, com propostas e diretrizes para fortalecer ainda mais essas politicas. O Suas, que traz diversas diretrizes e mapeamentos para criação de novos planos de ação, é um grande exemplo do que já foi criado dentro de uma Conferência Municipal”, finalizou a palestrante.

Eixos temáticos:

Eixo 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

Eixo 2 – CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

Eixo 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no Suas?

Eixo 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no Suas;

Eixo 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do Suas.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social – SECOM

Fotos: Divulgação/SECOM

Publicidade
WhatsApp chat