20.2 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioAgendaEventos das IgrejasParóquia São Luís Gonzaga conclui Ano Jubilar e inicia tempo das missões...

Paróquia São Luís Gonzaga conclui Ano Jubilar e inicia tempo das missões populares

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Missa festiva em honra ao Jubileu encerrou oficialmente o sesquicentenário

Eram 8h de segunda-feira, 31 de julho, quando os sinos das igrejas de Brusque, Guabiruba e Botuverá ressoavam um anúncio especial: os 150 anos da Paróquia São Luís Gonzaga. O último dia da programação alusiva ao sesquicentenário reservou para a data da fundação o toque festivo dos sinos das igrejas da Forania, a entrega da obra de revitalização da Galeria São José e a missa festiva, às 19h, na Matriz. Presidida pelo pároco, Pe. Diomar Romaniv, a celebração teve, ainda, a presença dos vigários paroquiais e padres que estiveram na paróquia para concelebrar a missa neste dia histórico.

150 anos de evangelização

Na homilia dedicada ao dia festivo, Padre Diomar uniu a história da paróquia ao Evangelho proclamado na missa, em duas importantes reflexões: a primeira sobre a semente de mostarda que, mesmo tão pequena, cresce e se torna uma grande árvore, um lugar escolhido pelos pássaros que vêm fazer seus ninhos. No contexto paroquial, inspirado pela analogia, surge o sonho de um pequeno grupo de pessoas que, no passado, se reuniram para cultivar a fé e cuidar da vida espiritual de Brusque. “A Paróquia São Luís Gonzaga cresceu, se desenvolveu e se tornou uma grande árvore. Seus ramos se espalharam nas várias comunidades que surgiram, e é neles que os fiéis encontram um lugar para serem acolhidos e abençoados”, refletiu padre Diomar.

Outra referência apontada pelo padre no Evangelho, com ligação à paróquia, foi sobre a fermentação. “A paróquia faz fermentar os valores do reino de Deus, as virtudes humanas e cristãs. Faz crescer a vida de fé na sociedade, nas famílias, e também na vida de cada um dos seus fiéis”, frisou. “O Papa Francisco nos recorda que a paróquia é como uma mãe, que não apenas gera um filho, mas o acompanha ao longo de toda a vida. O ajuda a crescer, dá o alimento, corrige, orienta, perdoa, conduz, cuida. E assim também é a paróquia nesses 150 anos: acompanha o crescimento de cada fiel depois de ter gerado na fé, pelo dom do Batismo, transmite a Palavra de Deus, abençoa, alimenta com a oração e a Eucaristia. Corrige e perdoa pelo sacramento da Confissão. Cuida e consola os idosos e enfermos pelo sacramento da Unção”, finalizou.

Emoção

Entre o segundo e terceiro banco, bem pertinho do altar, foi o lugar escolhido por dona Maria José Lisboa, a Luka, como é conhecida, participar de todas as missas jubilares. Não há descrição que define para ela a emoção de viver com a paróquia os 150 anos. “Quando o padre Joãozinho cantou o hino, no domingo, me emocionei muito, porque sou mineira, mas vivo aqui, trabalho, participo da Matriz, Brusque faz parte da minha vida. Foi uma semana muito especial. Me senti e ainda me sinto tão bem por tudo que vivi”, revela a modelista.

Novo tempo: missões

No dia do aniversário de 150 anos, a Paróquia também celebra a semana que recebe os missionários redentoristas para as Santas Missões Populares. Na quinta-feira, com a missa das 19h30, a paróquia dá início ao tempo forte das missões. “Depois de um ano de graças, bênçãos e júbilos, assumimos a missão, dando continuidade, assim, ao planejamento elaborado para esse ano”, afirma padre Diomar. “Queremos continuar escrevendo a história da nossa paróquia, evangelizando do coração de Brusque ao Coração de Jesus”, completa.

Cronograma

As Santas Missões Redentoristas acontecem de 4 de agosto a 3 de setembro. Confira a programação completa.

Dia 3 de agosto: 19h30 – Missa Solene de Abertura das Santas Missões Redentoristas, com presença das comunidades.

De 4 a 9 de agosto, nas seguintes comunidades:

São Francisco de Assis; Nossa Senhora Aparecida e Santa Paulina

De 10 a 16 de agosto, nas seguintes comunidades:

São José; Santo Antônio e Santa Rita de Cássia.

Dia 17 de agosto – dia de descanso dos missionários

De 18 a 24 de agosto, nas seguintes comunidades:

São João Batista, Nossa Senhora de Fátima e Cristo Rei

De 25 de agosto a 2 de setembro, nas seguintes comunidades:

Nossa Senhora de Lourdes, Sagrado Coração de Jesus e Matriz São Luís Gonzaga

Dia 3 de setembro, encerramento das missões às 9h, com missa solene na igreja Matriz.

Informações fotos: Assessoria de Imprensa – Paróquia São Luís Gonzaga

Publicidade
WhatsApp chat