21.8 C
Brusque
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasGeralMunicípios catarinenses elegem conselheiros tutelares neste domingo; Em Brusque movimentação é tranquila

Municípios catarinenses elegem conselheiros tutelares neste domingo; Em Brusque movimentação é tranquila

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Neste domingo (1º), o Conselho Tutelar realiza suas eleições para definir novos representantes em todo Brasil. Em Santa Catarina, há votação nos 295 municípios, das 8h às 17h. Eleitores sem pendências com a Justiça Eleitoral até 3 de julho estão aptos a votar. O voto é facultativo. 

Para participar, o eleitor deve checar onde vota e comparecer portando documento de identificação com foto. Os locais de votação podem ser acessados neste link. Basta digitar o número do título de eleitor ou buscar na lista pelo seu local habitual de votação, conferindo o local correspondente para este pleito.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) vem prestando suporte logístico às eleições do Conselho Tutelar por meio do empréstimo de urnas eletrônicas e de lona, treinamento de mesários e técnicos, disponibilização de arquivos, entre outras medidas de apoio. Ao todo, 2.243 urnas eletrônicas foram configuradas e cedidas pela Justiça Eleitoral catarinense para 243 municípios. Nos demais, serão utilizadas urnas de lona. 

A fiscalização do pleito é feita pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A coordenação e organização dos trabalhos, bem como a totalização dos votos e divulgação dos resultados, ficam a cargo das Comissões Especiais de cada cidade. Assim, é importante destacar que, nessas eleições, a Justiça Eleitoral não atua na apuração dos resultados.

No entanto, o TRE-SC liberou aplicativo QRTot para os municípios onde haverá votação eletrônica. Disponível para Android, a ferramenta utiliza a câmera do smartphone para fazer a leitura do Boletim de Urna — documento emitido em cada seção após o encerramento do pleito. Os dados são compilados no aplicativo formando uma apuração independente, onde qualquer usuário poderá acompanhar. 

Publicidade
WhatsApp chat