20.1 C
Brusque
sexta-feira, outubro 11, 2024
InícioNotíciasGeralIMAS realiza primeira captação de órgãos no Hospital Imigrantes de Brusque (SC)

IMAS realiza primeira captação de órgãos no Hospital Imigrantes de Brusque (SC)

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 5 de outubro, a primeira captação de órgãos do Instituto Maria Schmitt (IMAS) no Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque (SC). O explante dos órgãos aconteceu na própria unidade hospitalar com o acompanhamento e suporte da Central de Transplantes do Estado (SC Transplantes).

“Tivemos um paciente com o diagnóstico de morte encefálica e, junto com a central, conversamos com a família e eles concordaram em doar os órgãos do paciente. O diagnóstico, as abordagens e a retirada dos órgãos aconteceram aqui no Hospital Imigrantes com atuação conjunta e orientativa da SC Transplantes”, explica a Gerente de Enfermagem do Imigrantes, Anemir Kerber Ciotti.

As informações técnicas sobre o destino dos órgãos são reservadas, mas, um único doador que teve morte encefálica pode ajudar até dez pessoas que estão na fila de espera do transplante. É possível doar órgãos (coração, fígado, rins, pâncreas, pulmões e pele) e tecidos (ossos, córneas e medula óssea).

Doação de órgãos

Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Santa Catarina possui uma das maiores taxas de doação no primeiro semestre de 2023. De janeiro a agosto de 2023, a SC Transplantes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou 469 notificações de potenciais doadores.

Desses, 208 foram doadores efetivos, equivalente ao índice de 41 por milhão de população (pmp) no território catarinense, nos casos de morte encefálica. No mesmo período foram realizados 1.137 transplantes. Para conscientizar sobre a importância do assunto, o mês de setembro é alusivo à campanha de doação de órgãos com o “Setembro Verde”. Não é necessário deixar nada por escrito, basta comunicar sua família sobre o desejo da doação, pois ela só acontece após autorização familiar.

“O nosso trabalho é conscientizar as famílias da importância de doar. Trabalhamos para cada vez mais para ter uma saúde de excelência para região, ajudando as pessoas”, destaca a administradora do Hospital Imigrantes, Elisângela Scheidt Roncalio, que acompanhou os trabalhos da equipe.

Publicidade
WhatsApp chat