20.7 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasGeralChuva em Brusque: primeira reunião do GRAC termina com projeções positivas, diz...

Chuva em Brusque: primeira reunião do GRAC termina com projeções positivas, diz nota oficial

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

De acordo com a Defesa Civil de Brusque, não há modelo que indique enchentes para a cidade de Brusque; órgão ressalta que bacia hidrográfica é diferente das demais cidades do Vale

A primeira reunião do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC), instituído pelo prefeito André Vechi, no fim de tarde desta sexta-feira (6), terminou com projeções climáticas positivas, que contrapõem informações alarmistas divulgadas recentemente nas redes sociais e em veículos de comunicação.

O encontro, liderado pelo chefe do Executivo municipal, e que contou com a participação de secretários municipais, gestores de órgãos da administração direta e indireta e representantes das forças de segurança pública, se deu na Prefeitura de Brusque.

Conforme matéria divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, o agente de Defesa Civil, Edevilson Cugiki, fez uma longa e detalhada explanação aos presentes, mostrando diversos modelos climáticos para os próximos três dias. Em seu relato, ele abordou as previsões mais otimistas e, também, as mais pessimistas para a bacia hidrográfica de Brusque. Todas elas, até o momento, não apontam para a ocorrência de enchentes na cidade. Ouça!

Cugiki ressalta que, por enquanto, o maior risco é para a ocorrência de deslizamentos pontuais, sobretudo em áreas de risco.

Fenarreco

Durante a reunião, ficou claro que não existe a necessidade de se suspender a Festa Nacional do Marreco (Fenarreco). Segundo Cugiki, a decisão é segura por uma série de fatores. “A previsão indica que vai chover, isso sim. Mas com chuva ou sem chuva a Fenarreco pode ocorrer. É uma decisão segura, pois todas as projeções indicam apenas deslizamentos de pequena monta e alagamentos pontuais. Não há razão para cancelar uma festa organizada há meses, sem uma projeção segura que indique a necessidade disso”, finaliza.

O prefeito de Brusque, André Vechi, tratou de formalizar planos de contingência entre todas as secretarias, órgãos e instituições de segurança pública presentes na reunião do GRAC. Ele enfatiza o monitoramento constante das condições climáticas, visando manter a população bem informada sobre os modelos meteorológicos.

“Estamos aqui para tranquilizar a população, pois, até o momento, todas as previsões indicam que teremos uma passagem segura e relativamente tranquila das chuvas no final de semana”, pontua o prefeito. “É claro que nossa equipe estará de plantão para qualquer eventualidade, mas não há, até o momento, risco de enchente aqui em Brusque”.

Texto e fotos: Secom Brusque

Publicidade
WhatsApp chat