20.1 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasGeralDefesa Civil de Itajaí monitora rios Itajaí Mirim e Itajaí Açú e...

Defesa Civil de Itajaí monitora rios Itajaí Mirim e Itajaí Açú e auxilia população atingida por inundações

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Defesa Civil de Itajaí registrou cerca de 30 ocorrências nos últimos dias devido aos altos volumes de chuva ocorridos em curto espaço de tempo. O acumulado nas últimas 24 horas foi superior a 50 milímetros na cidade.

Uma das principais ocorrências aconteceu no bairro Fazenda, quando parte da rua Antônio Menezes Vasconcelos Drumond, que dá acesso ao Morro da Cruz, apresentou risco de deslizamento. Após análise do setor de engenharia, a área foi isolada e o trânsito mantido em meia pista. Também foram registrados deslizamentos de terra nos bairros Cabeçudas, Fazenda, Santa Regina e São Vicente. Houve ainda ocorrências de alagamentos nos bairros: Cidade Nova, Cordeiros, Fazenda, São Judas, São Vicente, Murta e Praia Brava.

O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros, conversou com o Jornal da Diplomata na manhã deste domingo, atualizando a situação das chuvas na cidade que recebe toda a água dos rios Itajaí Mirim e Itajaí Açú.

Acompanhe sua fala na íntegra:

Amadeu Medeiros em entrevista à Rádio Diplomata

Defesa Civil de Itajaí alerta para inundações graduais nas áreas ribeirinhas neste domingo (8), a partir das 16h

A Defesa Civil de Itajaí alerta a população que mora nas áreas ribeirinhas da cidade para o risco de inundações graduais a partir das 16h deste domingo (08). O alerta leva em consideração o nível do Rio Itajaí-Açu, que atingiu o pico de 9,49 metros às 3h desta madrugada, e o nível do Itajaí-Mirim, que chegou a 6,76 metros em Brusque, por volta da 00h30. A previsão é que se tenha um cenário parecido com o que ocorreu em outubro de 2015, quando 59 ruas foram atingidas no município. Confira a lista anexa no final da página.

A população que mora nas áreas mais baixas dos seguintes bairros deve estar atenta: Salseiros, Murta, Cordeiros (parte baixa), Cidade Nova, Nova Brasília, Canhanduba, Dom Bosco, São Vicente, Bambuzal, Imaruí e Itaipava (áreas próximas às margens do rio Itajaí-mirim). Caso seja necessário, os moradores podem buscar um dos abrigos ativados na cidade para se manter em segurança.

Até este momento, três abrigos seguem ativados: Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão (rua Odílio Garcia, nº 445, bairro Cordeiros), onde 68 pessoas estão abrigadas. A capacidade do local é para cerca de 200 pessoas. O Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo (rua Estefano José Vanolli, nº 1029, bairro São Vicente), que está com 10 pessoas abrigadas e tem capacidade para aproximadamente 200 pessoas. E o Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI) (rua José Pereira Liberato, nº 1398, bairro São João), um abrigo com acessibilidade para pessoas com deficiência. O local ainda não recebeu desabrigados.

Ao longo do dia, a Defesa Civil de Itajaí irá emitir novas avaliações e projeções de possíveis cenários, de acordo com o volume das chuvas registrados, níveis dos rios e níveis das marés. Fique atento às atualizações em defesacivil.itajai.sc.gov.br.

Previsão de mais chuva

Após atingirem seu pico na madrugada, os rios em Blumenau (9,49m) e Brusque (6,76m) estão baixando na manhã deste domingo (08). Consequentemente, essas águas descem em direção a Itajaí. De acordo com a Defesa Civil de Itajaí, o pico de transbordamento no município é esperado para as 16h. A população já deve ficar em alerta, pois podem ocorrer variações.

Moradores de áreas ribeirinhas devem redobrar a atenção, especialmente quem foi atingido pelas cheias em outubro de 2015. Os níveis atingidos em Blumenau e Brusque nesta madrugada são semelhantes à ocorrência da época.

Neste momento, o rio Itajaí-Açu na estação da Murta está em alerta com 2,46 metros. Entrará em estado de emergência, ou seja, com risco de extravasar, quando atingir a marca de 3,3 metros. O rio Itajaí-Mirim retificado, na estação da Colônia Japonesa, também está em alerta com 2,36 metros. Entrará em emergência quando atingir 2,5 metros. Outro ponto em alerta é rio Itajaí-Mirim canal antigo (Itamirim) com 2,03 metros. Entrará em emergência quando atingir 2,25 metros.

A partir da tarde deste domingo (08) se mantém a previsão de chuvas volumosas, com acumulados que podem variar entre 70 e 100 milímetros no Litoral Norte e Vale do Itajaí, o que poderá agravar o cenário de inundação gradual a partir da madrugada de domingo para segunda-feira (09). Em Itajaí, a média do acumulado de chuva das últimas 24h ultrapassou os 50 milímetros.

Mais informações sobre Itajaí

O órgão de segurança e proteção segue em estado de alerta e monitora as condições climáticas, possíveis inundações em áreas ribeirinhas e regiões mais baixas do munícipio com históricos de inundações. Entre elas: parte baixa de Cordeiros, Murta, Santa Regina, Imaruí/Barra do Rio, Cidade Nova, Dom Bosco e áreas rurais próximas às margens do rio Itajaí-Mirim. Com o solo encharcado, há também risco de deslizamentos em áreas de encosta do município.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão. Com a chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como a inclinação de postes e árvores. Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar para 199 ou 193.

Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site http://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais do órgão de segurança e proteção e da Prefeitura de Itajaí. A geolocalização dos abrigos e informações das chuvas e níveis dos rios também está disponível no app Conecta.í.

Nível dos rios e previsão do tempo

Os níveis dos rios de Brusque e Blumenau aumentaram. A última atualização, das 17h, aponta 4,98m e 7,70m, respectivamente. Neste sábado (07), persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.

No domingo (08), a chuva abrangente volta a atingir todo estado ainda com volumes elevados no Litoral Norte e Vale do Itajaí, com acumulados entre 70 e 100 milímetros. O risco é alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. No início da próxima semana (09 e 10), a chuva diminui no estado.

Segundo abrigo ativado

O Município de Itajaí, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social, ativou mais dois abrigos, neste sábado (07), para acolher a população atingida por inundações. O segundo espaço fica no Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo (Rua Estefano José Vanolli, nº 1029, bairro São Vicente) e tem capacidade para cerca de 200 pessoas. No local, estão disponíveis colchões, cobertores, alimentação, chuveiros e itens de higiene pessoal. Até o momento não há famílias acolhidas.

Já no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão (Rua Odílio Garcia, nº 445, bairro Cordeiros), primeiro abrigo ativado na tarde de quinta-feira (05), atualmente 46 pessoas estão acolhidas. O local conta com a mesma infraestrutura do segundo abrigo ativado e também tem capacidade de acolher aproximadamente 200 pessoas.

A Secretaria de Assistência Social já deixou de sobreaviso outros quatro abrigos, localizados no Salão Paroquial Nossa Sra. de Lurdes, na Fazenda, no Salão Paroquial da Capela São Pedro, na Itaipava, no Salão Paroquial da Igreja São João, no São João, e na Igreja Nossa Sra. do Carmo, no Km12. Em caso de necessidade, estes locais serão ativados para receber as famílias da região. Além disso, a abertura de um abrigo com acessibilidade para pessoas com deficiência também deve ser viabilizada.

O que fazer em caso de inundações:

– Antes de tudo, salve e proteja sua vida, a de seus familiares, amigos e animais;
– Avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil sobre áreas afetadas pela inundação;
– Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido;
– Erga móveis, eletrodomésticos e outros pertences;
– Mantenha sempre água potável, roupa e remédios, caso tenha que sair rápido da sua casa;
– Desconecte os aparelhos elétricos;
– Feche o registro de d’água e o de gás;
– Mantenha lanternas e baterias por perto;
– Feche bem as portas e janelas;
– Não deixe crianças trancadas em casa sozinhas;
– Evite transitar em locais inundados;
– Convença as pessoas que moram em áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas;
– Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar, ou vá para o abrigo municipal;
– Evite o contato com a água de inundações, pois ela pode transmitir doenças. Utilize botas, luvas ou sacos plásticos para se proteger. 

 

Publicidade
WhatsApp chat