24.7 C
Brusque
sexta-feira, dezembro 1, 2023
InícioNotíciasEsportesGrupo Amigos da Bola do Bandeirante festejou 20 anos de história no...

Grupo Amigos da Bola do Bandeirante festejou 20 anos de história no sábado (7)

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
Publicidade

É no vestiário que os jogadores de futebol celebram as vitórias e a amizade construída dentro e fora de campo. Pensando nisso, o grupo Amigos da Bola transformou a sede social da Sociedade Esportiva Bandeirante em um grande vestiário, na noite de sábado (7), para receber cerca de 300 convidados e comemorar os 20 anos de história.

As paredes laterais do salão estavam decoradas com camisas do time, onde foram estampados os nomes de todos os integrantes do grupo e de seus filhos, que participam desde cedo da rotina semanal de jogos aos sábados e dos eventos de confraternização. No meio do salão, foi montado um palco 360º para receber duas bandas, que animaram a festa ao longo da noite.

“Como jogadores peladeiros, porque não somos profissionais, o vestiário é um local de muita resenha, descontração, amizade e troca de conversas e piadas. Um time de futebol depois de um jogo, quando perde chora no vestiário com os amigos, e quando ganha, ele festeja no vestiário. Hoje é dia de festejar, neste grande vestiário que preparamos, para receber a todos”, conta o presidente da comissão da Festa, Renato Marques de Mesquita.

“Somos um grupo de futebol, mas temos como lema fazer amigos por onde passamos. Nesta festa só tem amigos. Reunimos aqui amigos do peito, tanto da nossa cidade, quanto de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, cidades que fizemos um intercâmbio de jogos durante o ano”, completa.

Para Carlos Beuting, que participa do Amigos da Bola desde a fundação, é uma grande alegria comemorar os 20 anos do grupo. “São 50 pessoas no grupo e a concorrência para comparecer aos jogos nos sábados é com a família de cada um, que claro, tem suas programações. Mas são 20 anos de muita alegria, que brindamos hoje. Espero que venham mais 20. Ao longo desse tempo mudaram as pessoas, mas o conceito do grupo é o mesmo: entretenimento, alegria de jogar futebol e fazer amigos. Um grande amigo nosso, já falecido, o Edson Cardoso, dizia uma frase muito bacana: que o futebol é uma fonte inesgotável de fazer amigos. Ele tinha (e tem) razão”, destaca ele, que é vice-presidente do Brusque Futebol Clube.

Também presente no evento, o presidente do Bandeirante, Marcelo Caetano, destacou a importância do Amigos da Bola na história do clube. “Fico muito feliz de estar aqui e viver esse momento no clube, porque os últimos cinco presidentes do Band já fizeram parte em algum momento do Amigos da Bola. É um grupo feirino muito significativo, porque ele representa tudo o que pregamos no clube: a amizade, a união e a vivência com os filhos e a família. Eles sabem fazer festa e temos muito prazer em estar com eles e tê-los na Sociedade Esportiva Bandeirante”, frisa.

Intercâmbio e amizade

A comemoração dos 20 anos do Amigos da Bola, assim como os jogos do grupo, ultrapassaram as fronteiras de Brusque. Cerca de 40 representantes do grupo União, do Rio de Janeiro, e 13 do Amigos da Ilha, de Porto Alegre, marcaram presença no evento.

“O nosso grupo é formado principalmente por representantes comerciais. Eu moro na Ilha da Pintada em Porto Alegre e como a sede era lá, colocamos o nome de Amigos da Ilha. Depois de seis anos, conhecemos o Amigos da Bola, que serviu de inspiração para profissionalizarmos mais o grupo. Hoje, já estamos com 12 anos e 20 componentes. Todos, mesmo os que não puderam vir, estão muito felizes de comemorar os 20 anos de história do Amigos da Bola”, ressalta o presidente do Amigos da Ilha, Hermes José Machado da Costa.

Segundo o presidente do União, Jeferson Souza, que entregou uma placa de homenagem aos integrantes do Amigos da Bola, foi uma grande emoção participar da festa. “Nosso grupo tem 16 anos e veio dissidente de outro grupo que acabou terminando. Hoje, somos quase 50 pessoas que se reúnem para jogar futebol, fazer resenha e tocar pagode todas as terças e sábados. Encontramos com o Amigos da Bola sempre no final do ano. Agora em novembro eles vão pra lá. O futebol é só o meio para uma troca de energia e amor. A placa que trouxemos foi uma forma singela para retribuir a forma como somos sempre tratados aqui. É um símbolo desse momento para ficar guardado”, destaca.

Comemoração com chuva

Com a previsão do tempo incerta para Brusque e a ocorrência de alagamentos e deslizamentos em diversas cidades do Estado, a comissão organizadora do evento chegou a ficar em dúvida se conseguiria realizar a festa.

“Graças a Deus a chuva diminuiu, o que é bom para toda a comunidade. Preparamos esse evento por muito tempo e estávamos preocupados com o que poderia acontecer com a cidade e com nossos amigos daqui e de fora. Temos hoje amigos de grupos do Rio de Janeiro e Porto Alegre, que vieram comemorar conosco essa data tão importante para o Amigos da Bola”, explica Renato Marques de Mesquita.

Para Carlos Beuting a incerteza horas antes do evento traduz a emoção presente no dia a dia do futebol. “Futebol é emoção e hoje não foi diferente. Deu tudo certo e a chuva deu uma trégua”, avalia.

“Sobre a chuva, nós também tivemos problema com enchente por 20 dias em setembro e a Ilha, em Porto Alegre, foi muito afetada. Com tudo no controle, fizemos bastante força para vir, pois a nossa presença era muito importante para comemorar com o Amigos da Bola”, afirma Hermes José Machado da Costa. “Nada impediria de virmos para cá”, completa Jeferson Souza.

No jogo da vida, uma das mais importantes conquistas são as amizades que se constrói ao longo dos anos. E todos os amigos participaram da festa do Amigos da Bola – uma importante partida na história do grupo, que terminou em comemoração no vestiário.

Fotos: Silvana Hellmann Resner

Publicidade
WhatsApp chat