25.7 C
Brusque
terça-feira, fevereiro 27, 2024
InícioNotíciasGeralEscola Dom João Becker recebe novo telhado após ocorrência de infiltração registradas...

Escola Dom João Becker recebe novo telhado após ocorrência de infiltração registradas nas chuvas torrenciais

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Com problemas estruturais no sistema de drenagem e no telhado, a Escola Estadual Dom João Becker passou por momentos difíceis em razão das chuvas volumosas que atingiram Brusque e região durante a última semana. Os materiais para reforma da área atingida chegaram na nesta segunda-feira, 16. Efetivamente, os trabalhos iniciaram na manhã desta terça-feira, 17, dando-se início ao amplo projeto de reforma.

A direção da escola, o corpo docente, pais e mães e responsáveis por alunos e gerentes educacionais ligados ao governo estadual ficaram aflitos. Para perseverar a segurança, a direção da escola remanejou alunos das duas salas de aulas que ficam no bloco de entrada do educandário. Durante as chuvas, os estudantes ficaram na biblioteca e no auditório, ambientes secos e seguros.

Imagens divulgadas na redes sociais (Foto: Reprodução)

O histórico dos danos no telhado na Dom João Becker já se alonga por dois anos, mas, nenhuma das ações teve resolutividade no campo projetos. Enquanto a comunidade escolar ficava à espera, os danos aumentaram, em detrimento de ocorrências climáticas dos últimos anos, desde chuvas fortes e ventanias.

A incerteza de uma ação concreta pairou mais forte diante da troca de gestão de governo, mas, em contrapartida, as promessas aos poucos se tornaram mais próximas e caminharam para formatação de planos rápidos que visam atender a infraestrutura à longo prazo.

Imagens divulgadas nas redes sociais (Foto: Reprodução)

A direção da escola, em diálogo com os pais e responsáveis por alunos, teve atenção da Secretaria Regional de Educação – braço direto da Secretaria de Educação do Estado, que sinalizou a obra na lista de prioridade, seguindo o plano estadual para atender a demanda de cobertura nas escolas.

Conforme a Secretaria Regional, as frentes de trabalho reúnem ações técnicas e administrativas, que precisam caminhar juntas.

A parte orçamentária e laudos de engenharia foram efetuados primeiramente, no início da nova gestão. Sendo assim, no mês de janeiro, representantes do corpo de engenharia do próprio Governo do Estado estiveram na escola e fizeram o levantamento das necessidades técnicas.

Como se trata de uma unidade escolar com mais de 60 anos, a estrutura do telhado afetado pelas chuvas não atende mais aos padrões de segurança modernos. Desta forma, a engenharia apontou para a necessidade da troca total do telhado, que necessariamente acompanha a troca do sistema elétrico (para maior potência) e novo forro. O bloco frontal da escola compõe uma estrutura que abriga quatro salas de aulas; secretaria; sala de professores e sala de jogos.

Novo telhado que será colocado na Escola Dom João Becker (Foto: Divulgação/Secretaria Regional de Educação)

A escola receberá as chamadas telha-forro (telha-sanduiche), com qualidade de vedação e sistema térmico. As chuvas chegaram antes do início das obras, o que resultou na preocupação dos pais e da direção.

Na frente de atuação, a Secretaria Regional para acelerar o andamento da obra utilizou recursos da Ata de Manutenção, que trabalha com recursos próprios do governo com teto de gasto mensal direcionado à secretaria, o que dispensa e evita o tramite burocrático de licitação. No campo de articulações políticas, o deputado Carlos Humberto e o vice-prefeito, Deco Batisti, acompanharam a demanda escolar.

Novo telhado que será colocado na Escola Dom João Becker (Foto: Divulgação/Secretaria Regional de Educação)

A conclusão dos trabalhos para recolocação do telhado deverá ser concluída até o final de semana, dependendo de condições climáticas.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) emitiu uma nota esclarecendo o caso. 

“A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Diretoria de Infraestrutura, informa que a EEB Dom João Becker, em Brusque, será atendida. Um engenheiro da SED irá até o local fazer o levantamento dos reparos necessários. A recuperação do telhado da unidade escolar já está prevista e deve ser realizada. Se o tempo permitir, os trabalhos no telhado devem começar neste fim de semana. Caso a chuva persista, o serviço deve iniciar apenas na próxima semana.”

Publicidade
WhatsApp chat