16 C
Brusque
sábado, julho 13, 2024
InícioNotíciasCulturaTrês alunos de Guabiruba são classificados para fase regional do concurso “Traços...

Três alunos de Guabiruba são classificados para fase regional do concurso “Traços do Meu Vale”

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Desenhos foram escolhidos por comissão avaliadora na etapa municipal

Mais uma edição do concurso “Traços do Meu Vale” foi realizada durante as últimas semanas, resultando na indicação de três alunos de Guabiruba para a avaliação final, em Timbó. Os desenhos sobre o município foram entregues pelos alunos e submetidos à primeira análise na escola. Logo após, cada educandário enviou à Secretaria de Turismo os três melhores desenhos. Na etapa municipal, foram classificados os alunos da Escola Osvaldo Ludovico Fuckner, Andrey Gabriel Soares Demétrio e Erika Heloiza Paz, e a aluna Antônia Becher da Escola Anna Othília Schlindwein, como primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O concurso

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale Do Itajaí – CIMVI – iniciou o programa “Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu” em maio com a primeira etapa sendo o concurso de poesias. Já em setembro, teve início o concurso de desenhos “Traços do Meu Vale”. Com isso, os alunos dos quartos anos fizeram um tour guiado nos atrativos Pelznickelplatz e Mini Cidade, Mirante Nonno Vicente Stedile, Memorial Ítalo-Guabirubense Sacristão Francesco Celva e Capela Imaculada Conceição.

O turismo em Guabiruba com os estudantes foi uma etapa crucial para que eles pudessem conhecer mais sobre a cidade e assim desenvolver seus desenhos posteriormente. A Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais, Raquel Regina Boos, enaltece a parceria entre as secretarias de Educação e Turismo. “Foi possível oportunizar aos alunos e professores conhecer valorizar de maneira sustentável as atrações turísticas da nossa cidade”, considera.

Avaliação dos desenhos

Na etapa escolar, uma comissão interna escolheu os três melhores trabalhos de cada escola. Em seguida, na etapa municipal, 33 desenhos foram avaliados pela comissão avaliadora, formada pela Secretaria de Turismo conforme previsto no edital do concurso.

A comissão seguiu os critérios de avaliação previstos no edital, podendo obter até a nota máxima de 50 pontos. Os critérios foram Frase legível; Ortografia da frase; Pintura do desenho; Originalidade do desenho com o atrativo turístico; e Técnica artística e criatividade.

A comissão foi composta por três avaliadores:

• Jenifer Schlindwein, atriz e professora de Teatro graduada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), atualmente superintendente de Cultura. Já desempenhou diversos papéis ao longo de sua trajetória no Teatro em diferentes trabalhos e grupos, como a Cia Híbridos de Teatro, Trama Grupo de Teatro, no espetáculo “Paixão E Morte de Um Homem Livre”, e recentemente com sua personagem humorística “Dona Trude”, com projetos desde espetáculos até programa na rádio Guabiruba FM o “Café Com Cuca”.

• Elivelton Reichert, assessor na Fundação Cultural de Guabiruba, Tecnólogo em Marketing (FURB) e graduando em Ciências Econômicas (UNISUL).

• Bianca Lemos Assis, formada em Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul com habilitação do Ministério do Turismo com atuação desde 2003. Fotógrafa profissional desde de 1995.

Vencedores da etapa municipal

A partir de agora, os três desenhos melhores classificados pela comissão seguem para a etapa regional do Vale Europeu, em Timbó. A prefeitura parabeniza os alunos selecionados na etapa municipal, sendo o aluno do quarto ano da escola Osvaldo Ludovico Fuckner, Andrey Gabriel Soares, vencedor da etapa municipal do concurso. Ele obteve a nota 47, conforme a comissão de avaliação.

Na segunda posição ficou a aluna Erika Heloisa Paz, também da escola Osvaldo Ludovico Fuckner com a nota 46,33. Já o terceiro lugar ficou para a escola Anna Othília Schlindwein, com o desenho da aluna Antônia Becher, com nota 45,33.

Conforme a secretária de Turismo de Guabiruba, Letícia Morgana Fischer, os trabalhos são resultado de um projeto de conscientização turística nas escolas promovido pelo CIMVI em parceria com as secretarias municipais de Educação e Turismo. “É um dos projetos mais importantes e eficientes a nível regional do Vale Europeu. Este ano, tivemos mudanças no edital. É gratificante podermos apresentar aos alunos e professores alguns pontos turísticos do município, dessa forma tornando disseminadores dos nossos atrativos turísticos, obtendo também belos desenhos com a visão dos alunos sobre os atrativos que irão compor um livro infantil”, afirma.

Premiação

As premiações acontecerão nos dia 17 de novembro, em Timbó. Os três selecionados das etapas municipais receberão um certificado de participação, uma medalha e uma camiseta com estampa do seu desenho. Já o vencedor da etapa regional receberá também, um troféu, um fim de semana com a família em um atrativo turístico do Vale Europeu e um tablet, além de um computador a ser destinado para a escola do aluno ganhador.

Mais informações com a Secretaria de Turismo pelo telefone/WhatsApp 47 3308-3114. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na Rua Brusque, 1000, anexo à Fundação Cultural.

Publicidade
WhatsApp chat