20.8 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasGeralDestaques da sessão da Câmara de Vereadores, com a presença de pais...

Destaques da sessão da Câmara de Vereadores, com a presença de pais de alunos da escola Padre Lux

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira, 14, pais, alunos e professores da Escola de Educação Básica Padre Lux estiveram presentes com cartazes de manifestação contra o fechamento do “terceirão” e a proposta de “municipalização”, diante de uma nova resolução na educação, que vai afetar escolas estaduais a partir de 2024. Com a mudança em vista, alunos da rede estadual deverão ser remanejados para escolas que irão receber demandas “centralizadas”. O processo ainda está em fase normativas dentro do governo, mas, as movimentações em torno do tema já preocupam a comunidade escolar.

Em contrapartida, o Poder Executivo poderá aderir ao processo de “municipalização”, que envolve um processo de incorporação de demanda escolar entre as redes de ensino. Mediante uma carta aberta o grupo de pais, que representa um total de 1.280 pais, de 640 alunos, com ação de apoio da APP – Associação de Pais e Alunos, estiveram na sessão, buscando apoio do setor político para lutar pela causa. A comunidade entregou uma carta de repúdio contrária à retirada do Ensino Médio e consequente municipalização do Padre Lux.

Todos os governantes que passaram pela gestão pública tiveram 27 anos para ampliar e modernizar nossas escolas, evidenciando o despreparo e o descaso com a educação. Ela não pode ser tratada como mercadoria e, sim, um direto de todos. Escola se amplia, se renova, constrói-se. Não aceitamos o fechamento de turmas. Sendo assim, pedimos, respeitosamente, que atendam nossa reivindicação e digam não a municipalização e ‚sim, a permanência do ensino médio em nossa escola”, diz a nota, assinada pelo presidente da Associação dos Pais e Professores (APP), Ednilson José da Cruz, e do presidente do Conselho Deliberativo, Reinaldo Jacomelli.

O Jornal da Diplomata conversou com o morador e pai de aluno, Edvilson Moser, que falou em nome do grupo.

Movimento de pais de alunos em conjunto com a APP da escola Padre Lux na Câmara de Vereadores de Brusque (Foto: Diplomata FM)

O vereador Jocemar dos Santos apresentou requerimento para realização de audiência pública sobre o tem, que já tem data marcada para o dia 27 de novembro (próxima semana). O vereador disse que a audiência será oportunidade de um debate aberto sobre o tema.

Vereador Jucemar dos Santos na tribuna da Câmara (Foto: Talita Garcia/Câmara Brusque)

O vereador Ricardo Gianesini, o Rick, nomeado líder do governo, comentou sobre o papel do Poder Executivo em torno da demanda da escola Padre Lux.

Vereador Ricardo Gianesini na tribuna da Câmara (Foto: Talita Garcia/Câmara Brusque)
Publicidade
WhatsApp chat