22.6 C
Brusque
segunda-feira, março 4, 2024
InícioNotíciasCulturaProjeto para reconhecer Guabiruba como “Capital Catarinense do Pelznickel” tramita na Alesc

Projeto para reconhecer Guabiruba como “Capital Catarinense do Pelznickel” tramita na Alesc

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Para a Sociedade do Pelznickel, título vem coroar e reconhecer o trabalho realizado desde 2005 para manter viva a tradição do Papai Noel do Mato

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Alesc o Projeto de Lei 193/2003, que vai denominar Guabiruba a “Capital Catarinense do Pelznickel”. De autoria do deputado Napoleão Bernardes, o projeto precisa de aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e da Comissão de Educação e Cultura, para então ser votado em plenário.

“A titulação de Guabiruba como a “Capital Catarinense do Pelznickel” possui dois vieses. O primeiro, claro, é reconhecer e homenagear esse aspecto que é o grande símbolo da cultura guabirubense. Quando falamos de Guabiruba, logo vem à cabeça esse personagem folclórico, que é o Pelznickel. São coisas indissociáveis. O segundo tem a ver com a criação de uma marca que, certamente, ajudará a impulsionar ainda mais o turismo e, por consequência, a economia local, gerando mais oportunidades e renda”, explica Napoleão.

De acordo com ele, a expectativa é que a votação ocorra ainda este ano. “Tenho muita confiança de que o projeto seja votado ainda em 2023, porque só precisará passar pelo crivo de duas comissões, antes de ir para deliberação em Plenário. Estou trabalhando para que a tramitação seja a mais célere possível, já que o Pelznickel é uma grande atração de fim de ano e seria o momento ideal para prestarmos um justo reconhecimento a essa cultura tão rica e marcante para Guabiruba”, destaca.

Para o prefeito, Valmir Zirke, será um grande avanço para Guabiruba. “Temos que mostrar aquilo que é nosso e fazer com que a cidade realmente seja divulgada pelo Pelznickel. Fico muito feliz com esta conquista e tenho certeza que vai acontecer o quanto antes, até em função do esforço do deputado Napoleão. Será uma conquista para a cidade, pois seremos mais conhecidos em todo o Brasil. Inclusive, a Prefeitura mandou produzir mais um Pelznickel para instalar no novo Portal, que está sendo construído no bairro São Pedro, para termos a tradição retratada em todas as entradas da cidade, assim como já ocorre na praça e na Câmara de Vereadores”, ressalta.

Reconhecimento

Segundo o presidente da Sociedade do Pelznickel, Vandrigo Kohler, o título de “Capital Catarinense do Pelznickel” representa o reconhecimento da sociedade civil ao trabalho realizado na cidade.

“Formalmente atuamos com a Sociedade do Pelznickel desde 2005, no início sem estatuto e a partir de 2018 com a formação oficial da primeira diretoria.  Houve uma evolução tanto da parte burocrática, como da própria tradição durante esses anos, tanto que Guabiruba começou a ser chamada de Terra do Pelznickel, o que sempre foi uma honra para nós. Tudo foi possível graças ao esforço de todos da Sociedade e ter esse projeto para reconhecer Guabiruba como a “Capital Catarinense do Pelznickel” só vem coroar todo o nosso esforço de manter viva a tradição do Papai Noel do Mato”, destaca.

Vandrigo ressalta a importância do título para os moradores da cidade e também para o desenvolvimento do turismo local. “Com certeza esse título tem muito a contribuir para o fomento do turismo no município, assim como já ocorre em diversas cidades do Estado. Estamos ansiosos pela votação na Alesc”, completa.

Publicidade
WhatsApp chat