20 C
Brusque
sábado, julho 20, 2024
InícioNotíciasGeralLivro que celebra os 150 anos da Paróquia São Luís Gonzaga será...

Livro que celebra os 150 anos da Paróquia São Luís Gonzaga será lançado na sexta-feira

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Escrita por Guédria Motta, Ricardo José Engel e Taiana Steffen Eberle, a obra é fruto de dois anos e meio de pesquisa

Na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, será realizado o lançamento do livro que celebra os 150 anos de história da Paróquia São Luís Gonzaga. A cerimônia será às 20h30, no auditório paroquial. Escrita por Guédria Motta, Ricardo José Engel e Taiana Steffen Eberle, a obra é fruto de uma extensa e rica pesquisa realizada durante dois anos e meio.

Ao longo de 400 páginas, o livro “150 anos de histórias: Paróquia São Luís Gonzaga” retrata desde a colonização de Brusque, tendo a religiosidade como característica marcante; passando pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ); as primeiras igrejas; o início das comunidades; e a contribuição da paróquia para a educação. Também destaca e evidencia a contribuição de cada pároco ao longo de 150 anos de história; as vocações locais; as festas e tradições religiosas; as pastorais e movimentos; o trabalho desenvolvido pela paróquia durante a pandemia da Covid-19; e, por fim, as ações que marcaram o ano do jubileu em Brusque.
O pároco, padre Diomar Romaniv, destaca a importância da obra para toda a comunidade de Brusque. “Este livro tão sonhado é resultado de toda uma história vivenciada. Muitas partes dela já foram escritas e agora transcritas em um livro para tornar memória viva de parte desta rica e longa história que construímos como Paróquia São Luís Gonzaga”.

(Foto: Paróquia São Luís Gonzaga/Divulgação)

Na obra, de acordo com o pároco, se mistura a espiritualidade e os valores cristãos da família, exemplos de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária, além do incentivo às vocações na história da paróquia.

Padre Diomar ressalta ainda o trabalho realizado pela equipe responsável pela produção da obra e também agradece às empresas que contribuíram, viabilizando recursos por meio da Lei Rouanet, para que o livro pudesse se tornar realidade.

“Minha gratidão a todos que muito contribuíram em ajudar a viver e agora a escrever esta história que tornamos material. Quero agradecer aos padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas, lideranças da Igreja e sociedade, que muito contribuíram para que o reino de Deus, a civilização do Coração de Jesus, se desenvolvesse ao longo desses 150 anos da Paróquia São Luís Gonzaga nesta cidade”.

Guédria Motta, Taiana Steffen Eberle e Ricardo Engel são os autores da obra. (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa Paróquia São Luís Gonzaga)
Publicidade
WhatsApp chat