14.7 C
Brusque
domingo, julho 21, 2024
InícioNotíciasCulturaArte pintada em muro da UNIFEBE retrata os 50 anos de história...

Arte pintada em muro da UNIFEBE retrata os 50 anos de história da instituição

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Inauguração do mural artístico integra a I BI-Semana de Arte e Cultura da UNIFEBE

A história expressada na arte do pintor Lucas Nouals Ordonez Hyarup retrata no campus Santa Terezinha os fragmentos da trajetória dos 50 anos da Fundação Educacional de Brusque – FEBE. O mural, idealizado pelo projeto Sem Muros, em parceria com a UNIFEBE, foi entregue oficialmente à comunidade acadêmica e escolar nesta sexta-feira (15).

Para transformar em arte a história da instituição pioneira no ensino superior de Brusque e região, o artista elaborou um layout, que retratasse de forma expressiva, alguns dos principais momentos descritos no livro do Jubileu de Ouro da instituição.

A arte inicia com a assinatura do fundador da FEBE, padre Orlando Maria Murphy, em 15 de janeiro de 1973, data que foi instituída oficialmente a instituição. A assinatura foi transformada em Wild Style, uma forma de retratar as escritas por meio do grafite.

No decorrer da linha do tempo, o sem muros elaborou três sessões representadas por três olhares de crianças. No primeiro, ao lado da assinatura, a criança está olhando para o passado e expressa o resgate histórico e a preservação das raízes. O segundo, no meio do muro, o olhar foca para o presente, valorizando o que vivencia diariamente, enquanto o terceiro olhar, no final do mural, mira o futuro, perspectiva central de uma instituição de ensino.

“Esse olhar de criança é uma marca do projeto Sem Muros. Ela representa a inocência, a esperança e a expectativa de um mundo melhor, uma essência que temos em comum com a UNIFEBE. Neste mural nosso intuito foi de deixar um legado, de valorizar a história, o presente e de deixar uma marca para as próximas gerações”, enfatiza o artista.

Entre as sessões, o mockup com a logo da UNIFEBE perpassa toda a linha do tempo. A trajetória é ilustrada por um quebra-cabeça, que em partes está preenchido pela logo e em partes com ilustrações disponíveis no livro do Jubileu de Ouro. As ilustrações foram recriadas e ampliadas pelos acadêmicos de Design Gráfico da instituição, no Componente Curricular de Design de Superfícies, e pelos alunos que integram o Circuito de Artes Urbanas Escolas Sem Muros, projeto desenvolvido pelo Coletivo nas escolas de Brusque, Guabiruba e Gaspar.

“A arte expressa o pensamento humano, registra fatos e atos de uma época, revela sentimentos e símbolos de um tempo. Para a educação, nada mais sensível do que entender o íntimo da mente humana e, nesse sentido, a arte pode ser um instrumento eficaz do ensinar e do aprender. Quando a arte é parte da vida, o sentir fica mais aflorado e a comunicação atinge diferentes níveis. Então, arte e educação combinam na essência. Um campus universitário com arte é um campus vivo e ativo. A UNIFEBE é viva e ativa. A arte faz parte de nós”, enfatizou a professora do componente curricular, Arina Blum.

A entrega do muro integrou a programação do Jubileu de Ouro e a I BI-Semana de Arte e Cultura da UNIFEBE. A obra iniciou em outubro, durante as ações da Bi-Semana e envolveu os alunos, por meio de oficinas preparatórias. “A arte, por meio da educação, permeia o nosso dia a dia e todos os nossos cursos, pois primamos por essa formação completa. Por entendermos que arte é expressão, é transformação, eles fizeram parte desse processo criativo e cada imagem reflete um pouco da essência do que somos”, salientou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.

A solenidade encerrou quando o pintor assinou sua arte no muro. Ao parabenizá-lo, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, lembrou que há arte por todos os ambientes do campus, desde esculturas, pinturas a exposições de trabalhos. “Nós, instituição de ensino, precisamos ser esse espaço que permite que a arte e a cultura se desenvolvam por meio da educação. O mural artístico celebra os 50 anos da FEBE, mas, sobretudo, cada um que por aqui deixou marcado a sua história”, concluiu a reitora.

Publicidade
WhatsApp chat