23.8 C
Brusque
terça-feira, fevereiro 27, 2024
InícioNotíciasEducaçãoProgramas educacionais do Observatório Social beneficiaram mais de 10,2 mil alunos em...

Programas educacionais do Observatório Social beneficiaram mais de 10,2 mil alunos em 2023

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Escolas de Brusque, Guabiruba e Botuverá receberam os programas

Estudantes de Brusque, Guabiruba e Botuverá foram beneficiados pelos programas de educação fiscal e cidadania do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) durante o ano de 2023. Somando os programas “Observador Social Mirim”, “Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem” e “OAB vai à escola com o Observatório Social – Um bate-papo cidadão”, mais de 10,2 mil alunos receberam os programas.

“O ano de 2023 foi muito próspero para as atividades de Educação Fiscal e Cidadania do Observatório Social de Brusque. Conseguimos ampliar ainda mais o número de alunos beneficiados, fomos contemplados com recursos em importantes editais, tivemos o desenvolvimento e lançamento de um jogo virtual e tivemos o primeiro evento para os professores de um dos níveis escolares que recebem nossos programas” ressalta a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania,  Priscila dos Santos Petermann.

De acordo com ela, os resultados são fruto de uma equipe comprometida com aquilo que se propõe a fazer. “Desde a diretoria que aconselha, quem busca por editais, inscreve os programas, fica nos bastidores operacionalizando os agendamentos e organiza as prestações de contas, até quem vai às escolas levar o conteúdo com compromisso e qualidade na entrega”, avalia.

O presidente Evandro Gevaerd concorda. Para ele, os programas de educação fiscal e cidadania do OSB Brusque contribuem muito para a formação dessas crianças e jovens. “Por meio deles esperamos que ocorra uma mudança cultural positiva e que eles, enquanto cidadãos, sejam muito mais críticos e atenciosos com relação a todas as questões que envolvem a comunidade, especialmente na aplicação do dinheiro público. Nos orgulhamos muito do nosso trabalho desenvolvido nesse sentido. Parabenizo a todos os envolvidos pelo trabalho realizado este ano e reitero a importância das empresas e entidades parceiras e mantenedoras que estão junto do Observatório nessa caminhada de construção de uma sociedade melhor. E, em 2024, nossa meta é aumentar ainda mais nossa atuação junto às escolas”, destaca.

OAB vai à Escola

Desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens Adultos (EJA), o programa “OAB vai à escola com o Observatório Social – Um bate-papo cidadão”, é realizado em parceria entre as duas organizações. Neste ano, foram 917 estudantes contemplados em 33 turmas de 16 escolas. O número é superior ao do ano passado, quando 623 estudantes de 12 escolas foram beneficiados com a iniciativa.

“Neste programa são abordados temas como noções básicas de legislação, papel do cidadão e esclarecimentos sobre direitos e deveres, na forma de uma conversa descontraída com interação dos alunos, advogados representantes da OAB/Brusque e do OSB Brusque”, explica Priscila.

Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem

O programa Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem beneficiou 6.068 estudantes de Brusque e Guabiruba na modalidade presencial. Criado em 2019, o programa de contação de histórias infantis tem como objetivo transmitir ensinamentos positivos e fomentar a cidadania por meio da contação de histórias. “Neste ano foram apresentadas 108 contações de histórias, para 285 turmas de 38 escolas. O programa foi expandido em relação a 2022, quando 3.429 alunos foram atendidos em 21 escolas com 45 contações de histórias”, comemora a Consultora. Segundo ela, nos dois municípios o programa foi aplicado com recursos do Fundo para Infância e Adolescência – FIA, sendo atendidas, neste ano, 27 escolas de Brusque e 11 em Guabiruba.

Já no formato virtual, a partir do mês de abril, uma média mensal de 6,9 mil estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Rodeio assistem às histórias do…

Publicidade
WhatsApp chat