20 C
Brusque
sábado, julho 20, 2024
InícioNotíciasGeralBalanço mostra grande número de realizações da Secretaria de Obras nos últimos...

Balanço mostra grande número de realizações da Secretaria de Obras nos últimos seis meses de 2023

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Trabalhos foram intensificados na recuperação da cidade após enchentes no fim do ano

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos apresentou o seu balanço de trabalhos realizados nos últimos seis meses de 2023, a partir da gestão do Prefeito André Vechi e com a nomeação de Ivan Bruns Filho no comando da pasta.

Ao todo, foram mais de 100 ruas beneficiadas com melhorias em suas infraestruturas viárias em diversos bairros, ultrapassando a casa de 8.500m² em intervenções. Vale ressaltar que, além dos benefícios imediatos para pedestres e motoristas, os trabalhos nessas ruas de calçamento também trazem impactos positivos na valorização dos imóveis locais.

A Rua Capela Santo Antônio, em Azambuja, passou por uma restauração completa. Foram feitos os serviços de drenagem, revitalização, além de seis novas bocas de lobo. Já na Rua Alberto Muller, em Limeira, foi iniciada uma calçada de 1km de extensão numa via de grande movimentação de pedestres, principalmente crianças a caminho de suas escolas, que eram obrigadas a dividir o espaço com carros pela rua, trazendo muito mais segurança e conforto para todos.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos Ivan Bruns Filho fez uma análise de todos estes feitos de sua pasta neste último semestre, especialmente após as enchentes dos meses de outubro e novembro. “Após essas 11 ocorrências de cheias da Beira Rio, essas subidas e saídas da calha do Rio Itajaí-Mirim, a Secretaria de Obras já começa a voltar aos seus trabalhos ao normal. Então, a gente está fazendo um balanço, começando pela equipe de consertos de calçamento, onde foram atendidos em torno de 4.610 m² de conserto de lajota,

918 m² em pavers e 3.100 m² em paralelepípedo, atendendo mais de 100 ruas no total”, avaliou Ivan.

Além desses locais, a cidade recebeu quase 1km de novos meios-fios e mais de 200 metros de novas calçadas, sendo contemplados bairros como Centro I e II, Azambuja, Águas Claras, Nova Brasília, Souza Cruz, São Pedro, Limeira e Dom Joaquim.

Na área de tubulações, foram usados mais de 3.200 tubos em seis bairros diferentes da cidade, com importantes obras na Rua Gilberto Hassmann, no Rio Branco, e na Rua Florianópolis, em Águas Claras, onde foram gastos cerca de R$600 mil em investimentos com o intuito de amenizar os alagamentos na região.

Por conta do grande número de pontes de madeira e pontilhões no município, a Secretaria de Obras fez, nestes últimos seis meses, mais de 30 intervenções relativas à manutenção dessas estruturas, sendo mais da metade em reformas completas, com a instalação de novas vigas e pranchas.

Em outras frentes, foram mais de 145 mil mudas de flores para replantio a cada troca de estação. Estão ainda em andamento a construção de um parque e uma quadra na Praça do loteamento Azaléia, no bairro Limeira, um parque e uma academia para terceira idade, em Souza Cruz, e um parque na Praça do Loteamento Ivan Kohler, no bairro Cedro Alto.

É importante ressaltar que todo este trabalho foi realizado em apenas seis meses e com o desafio de ter enfrentado a terceira pior enchente da história de Brusque. Durante o período de férias coletivas, o trabalho continuou com conserto de tubulações, roçada, limpeza da Beira-Rio, entre outras tarefas. E ainda há muito a ser feito em 2024.

Publicidade
WhatsApp chat