29.9 C
Brusque
terça-feira, fevereiro 27, 2024
InícioNotíciasGeralCentro de Inovação Brusque, Lab 408, inicia 2024 com projeções positivas e...

Centro de Inovação Brusque, Lab 408, inicia 2024 com projeções positivas e fortalecimento de parcerias públicas e privadas

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Centro de Inovação de Brusque e Região, 408 Lab, iniciou 2024 com um painel de discussão para refletir a trajetória da Lei Municipal de Inovação. Em um momento crucial para alavancar investimentos da iniciativa privada, que busca por campos seguros de desenvolvimento, em face de tornar ao Poder Público, propostas de ferramentas na resolução de demandas, os marcos regulatórios da inovação avançam pelo país, atravessando o emaranhado convencional.

Pelas forças visionárias, caráter pioneiro e vocação para novos ares, Brusque já deu passos importantes quando se trata de inovação, embora, a jornada apresente muitos desafios pela frente, tendo a burocracia como grande entrave. As formulações de forças resultaram em projetos importantes, como a Lei Complementar Nº 346/2021 (Lei da Inovação) e, Lei Complementar N° 362 (Lei da Internet 5G) e outras iniciativas que buscam impulsionar o empreendedorismo tech.

Evento do Lab 408 na Unifebe marcou o início dos trabalhos do Centro de Inovação de Brusque em 2024 (Foto: Marcelo Gouveia/Asse. Imprensa/Unifebe)

No encontro realizado no auditório da UNIFEBE, no dia 25 de janeiro, a equipe do Lab 408 recepcionou autoridades municipais, lideranças institucionais, entidades de classe e empresários. Estiveram no painel de debate o prefeito de Brusque, André Vechi, DC e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Economico e Turismo, Valdir Walendoswky.

A plateia, formada por lideranças, diretamente ressonante, dos principais eixos que movimentam as engrenagens econômicas e públicas do município.

O gestor do 408 Lab, professor Günther Lother Pertschy destacou que o encontro multisetorial atingiu seu objetivo.

Gestor do 408 Lab, professor Günther Lother Pertsch durante painel de debate (Foto: Marcelo Gouveia/Asse. Imprensa/Unifebe)

“Posso resumir que foi um sucesso, discutir como foi a construção foi de extrema importância, para compreender a infraestrutura de regramento é de fundamental para viabilizar a inovação”, comentou.

Ao passo que o setor técnico alçou voz para pensar politicas de inovação, os gestores públicos, poderes Executivo e Legislativo, responderam com confiança em atender a demanda. O entrelaçamento deu amostras de uma união de forças, e, principalmente, ações apartidárias, onde o cunho político não se sobrepôs, pois o mesmo é antiquado ao “cérebro” inovador. Todavia, a política como ferramenta de “hardware e software” é o suporte vital para inovar.

Por ser uma ala próxima de conhecimento, o atual prefeito, André Vechi, acompanhou os primeiros passos da lei.  Era base do governo à época, do prefeito Ari Vequi, MDB, que abriu as portas para os termos das políticas de anunciavam necessidades em torno das políticas de inovação que surgiam nos centros tecnológicos. Em 2021, o projeto foi sancionado, ainda na gestão do ex-prefeito.

No curto espaço de tempo, todas as engrenagens moveram-se, resultando num amplo time de profissionais capacitados e beligerantes em prol da causa. Enquanto a sede do Centro de Inovação segue como a luta mais árdua, os gestores avançam com trabalho de campo, e com vitórias expressivas. Projetos, formação de conselho consolidado, diretrizes, e com fundo de recursos de quase R$ 1 milhão.

É um resultado e tanto, feito por “muitas mentes”.

Para o prefeito André Vechi, DC, o município está dando passos importantes para abrir o leque de ações para novos investimentos e na resolução de demandas públicas.

Prefeito de Brusque, André Vechi, DC, em evento do Centro de inovação, 408 Lab (Foto: Marcelo Gouveia/Asse. Imprensa/Unifebe)

“Estamos caminhando bem, criando maturidade no entendimento para políticas públicas e o desenvolvimento econômico do município”, comentou André.

Equipe do Lab 408 com os convidados do evento na Unifebe (Foto: Marcelo Gouveia/Asse. Imprensa/Unifebe)

Equipe 408 Lab: Prof. Günther Lother Pertschy, Gestor. Giselle Dagrava Lima e Gabriel Murilo Machado, Agentes de Inovação. Prof. Leonardo Anésio da Silva e Prof. Dr. Julio César Frantz, Voluntários. Instagram 408lab – Site 408lab – Centro de Inovação de Brusque e Região – Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Brusque e Região – Rede de Centros de Inovação.

Publicidade
WhatsApp chat