19.6 C
Brusque
sábado, junho 22, 2024
InícioNotíciasGeralSecretária da Saúde de Brusque participa de reunião de Núcleo da ACIBr

Secretária da Saúde de Brusque participa de reunião de Núcleo da ACIBr

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Diagnóstico e ampliação da Rede de Atenção Primária foram os temas apresentados em encontro do Núcleo de Saúde

A secretária municipal de Saúde de Brusque, Thayse Rosa, participou da reunião do Núcleo de Saúde da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira, 8 de fevereiro, na sede da entidade, e apresentou o diagnóstico e as ampliações previstas na Rede de Atenção Primária do município.

De acordo com a secretária, a cidade foi dividida em cinco regiões, nas quais se concentram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o maior número de pessoas atendidas. Desta forma, os bairros Maluche, Paquetá, Limeira Baixa, Dom Joaquim e Steffen receberão ampliação da estrutura física. As obras iniciam na próxima semana e a expectativa é que duas Unidades de Saúde estejam concluídas no primeiro semestre; mais duas até o fim do ano; e, a quinta, em 2025. A ampliação de cada UBS compreende uma área de 60 m², destinada à instalação de dois consultórios e duas salas de atendimento odontológico. Este projeto está sendo executado em parceria com o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Thayse destaca que o número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem também será ampliado. Neste momento, 29 novas equipes de Saúde da Família já estão credenciadas no Ministério da Saúde e a expectativa é que 16 iniciem o trabalho logo após o feriado de Carnaval. As outras 13 devem ser inseridas nas Unidades de Saúde em março.

Por fim, seis equipes E-Multi complementam o projeto, cada uma delas formada por especialistas em dermatologia, cardiologia, ortopedia, endocrinologia, psiquiatria, pediatria e ginecologia, além de psicólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e fonoaudiólogo. Neste caso, o objetivo é que o atendimento de médicos especialistas esteja mais próximo das UBSs, diminuindo o tempo de espera por uma consulta.

“O investimento na Atenção Primária tem um custo muito menor do que o investimento necessário para a alta complexidade”, afirma a secretária, que se colocou à disposição para promover campanhas e demais ações em parceria com o Núcleo da Saúde.

Avaliação positiva

A coordenadora do Núcleo da Saúde da ACIBr, Amanda Sanches Baumel, afirma que o objetivo da reunião foi cumprido. “Havia a intenção desta aproximação, para caminharmos em conjunto. Tratamos de temas relevantes para Brusque, entendemos a nossa representatividade e consideramos importante essa participação no diálogo e no fomento da saúde pública”, detalha.

Para Amanda, a ACIBr envolve mais de 800 empresas associadas e é salutar este alinhamento com o setor público. “Só temos a ganhar com essa parceria, que nos permite trazer diferenciais para a cidade e região”, enfatiza.

Publicidade
WhatsApp chat