20.5 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasGeralCâmara Municipal de Brusque cassa mandato de Jocimar dos Santos por envolvimento...

Câmara Municipal de Brusque cassa mandato de Jocimar dos Santos por envolvimento em “rachadinha”

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Em 6 de março de 2024 a história política de Brusque foi marcada pela decisão inédita da Câmara Municipal, que cassou por unanimidade o mandato do vereador Jocimar dos Santos (DC). Após mais de oito horas de sessão, a decisão foi resultado de uma investigação iniciada após a prisão em flagrante de Jocimar, acusado por seu suplente, Éder Leite, de participação em um esquema de “rachadinha”, levando ao seu afastamento da Câmara por ordem judicial.

Foto: Talita Garcia/Assessoria de Imprensa Câmara Brusque

A sessão

Durante a extensa sessão, o relatório da Comissão Processante foi lido na íntegra após pedido da defesa, detalhando os fatos, depoimentos recolhidos, os argumentos da defesa e a conclusão que levou à cassação do mandato. A defesa de Jocimar solicitou a exibição de todos os vídeos contendo os depoimentos colhidos durante o processo, gerando tensões com o presidente da casa, Cassiano Tavares (Cacá) do Podemos, que demostrou clara irritação com o advogado Richard Olivette, que representava Jocimar.

Após uma reunião com todos os vereadores, Cacá decidiu evitar que a sessão se prolongasse ainda mais e voltou atrás em relação à exibição dos vídeos, o que gerou exaltação entre ele e o advogado de defesa. Segundo Cacá, isso era uma estratégia para ultrapassar o prazo legal de 90 dias para o término do processo e extinguir o mesmo, enquanto a defesa entendia que seria necessária uma nova denúncia formal. Com isso, a discussão entre o vereador e o advogado de defesa se acalorou e ambos se exaltaram, inclusive o microfone do advogado de defesa foi desligado por ordem de Cacá Tavares.

Após a decisão de Cacá Tavares, a defesa teve duas horas para falar, incluindo a fala do vereador Jocimar dos Santos. Este ressaltou suas duas décadas na vida pública e fez referência às suas indicações a cargos de Brusque, afirmando que “jamais teve alguém o acusando de crime algum”.

Foto: Talita Garcia/Assessoria de Imprensa Câmara Brusque

Todos os parlamentares decidiram acatar o relatório da Comissão processante que orientou pela cassação de Jocimar. Quem o substitui permanentemente é Rodrigo Voltolini (DC), primeiro suplente.

Imagem: Reprodução

Ao término dos trabalhos, o presidente Cacá Tavares e Jocimar dos Santos falaram sobre a decisão.

A nossa equipe acompanhou toda a sessão e repercutiu o assunto no Jornal da Diplomata edição desta quinta-feira, 7 de março. acompanhe na integra.

Foto: Talita Garcia/Assessoria de Imprensa Câmara Brusque
Publicidade
WhatsApp chat