23.1 C
Brusque
domingo, abril 14, 2024
InícioNotíciasGeralProfissionais da Renal Vida falam sobre campanha do Dia Mundial do Rim...

Profissionais da Renal Vida falam sobre campanha do Dia Mundial do Rim 2024

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A unidade da Renal Vida em Brusque realiza ações nesta quinta-feira, 14, ações de conscientização da campanha Dia Mundial do Rim 2024, com o tema “Saúde dos Rins (& exame de creatinina) para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

Para falar sobre o tema, o Jornal da Diplomata recebeu a nutricionista Caroline Pozzi Vanelli, e a médica nefrologista Ana Palazzo, que comentaram o trabalho diário realizado na sede da Renal Vida, localizada no entorno do complexo do Hospital Azambuja.

Acompanhe a entrevista.

Saiba mais

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) realiza o trabalho conjuntamente com a Federação Mundial de Fundações do Rim (IFKF) e Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN). O Dia Mundial do Rim (DMR) tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo comemorado na segunda quinta-feira do mês de março.

A SBN lidera a campanha no Brasil, desenvolvendo materiais informativos e educativos sobre os fatores de risco da Doença Renal Crônica (DRC) em todas as regiões do país, com o intuito de promover a conscientização sobre os cuidados com a saúde renal, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento.

Em 14 de março, o Dia Mundial do Rim será marcado por uma série de iniciativas voltadas para a prevenção e educação sobre doenças renais, direcionadas a diversos públicos, incluindo governantes, legisladores, educadores, profissionais de saúde e, principalmente, a população em geral.

Serão produzidas diversas peças publicitárias para mais de 900 atividades planejadas, com o apoio de celebridades e influenciadores, iluminação de monumentos e prédios públicos, eventos educativos, aulas e ações de Ligas Acadêmicas, entre outras atividades. Na campanha de 2024, o foco estará na importância da equidade no acesso ao diagnóstico e tratamento da doença renal crônica.

Nota da Sociedade Brasileira de Nefrologia

Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Todos esses objetivos estão resumidos no tema da campanha em 2024, que é “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

Acreditamos que o tema de 2024 é atual e necessário, ao ratificar a busca por uma política de saúde inclusiva que garanta a equidade e permita o acesso ao diagnóstico e tratamento. Ainda temos, no Brasil e no mundo, iniquidade na assistência à saúde renal, com regiões onde há barreiras no acesso ao diagnóstico e tratamento, especialmente à terapia renal substitutiva. Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.

O Dia Mundial do Rim ocorrerá no dia 14 de março de 2024 e várias ações estão programadas para abranger e alcançar o maior número de pessoas, desde governantes, legisladores, educadores, profissionais de saúde e, principalmente, a população em geral.

Diversas peças publicitárias serão produzidas para utilização em eventos, em mais de 900 localidades, além da iluminação de monumentos e prédios públicos, eventos educativos, aulas, ações de Ligas Acadêmicas, entre outras iniciativas em redes sociais. A Sociedade Brasileira de Nefrologia conta com a participação de todos!

Publicidade
WhatsApp chat