20.7 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasCulturaParque Caminho das Virtudes será construído ao lado da Igreja Matriz São...

Parque Caminho das Virtudes será construído ao lado da Igreja Matriz São Luís Gonzaga; conheça o projeto

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Objetivo é dar um melhor uso para o local, que faz parte do patrimônio da Paróquia

O bosque localizado na lateral da igreja matriz, da Paróquia São Luís Gonzaga, no Centro de Brusque, em breve, se transformará no Parque Caminho das Virtudes. O projeto foi idealizado com o objetivo de dar um melhor uso para o local, que faz parte do patrimônio da Paróquia.

“É uma área bastante fechada de árvores, que dá proteção para a estrutura da igreja, mas que está sendo mal utilizada. Encontramos uma série de situações ali e precisamos garantir mais segurança”, destaca o pároco, padre Diomar Romaniv.

De acordo com ele, já existe uma rua de acesso para o bosque pela Galeria São José, por isso, a ideia inicial era apenas fechar a área que fica no lado direito da escadaria da igreja matriz, e fazer uma iluminação no local. Entretanto, com o desenvolvimento do projeto, a ideia se transformou em algo maior.

A arquiteta responsável pelo projeto, Jaqueline de Souza Brogni, destaca que o processo criativo levou cerca de três meses para ser executado, porém, há mais de dois anos já se sonhava com um projeto específico para este local. “Alguns estudos chegaram a ser feitos, mas nenhum ganhou força para continuar. Este espaço fica no coração da cidade, em uma área privilegiada e poderia ser melhor aproveitado”, diz.

Quando padre Diomar apresentou a ideia de um parque linear, o traçado logo foi surgindo e então o Caminho das Virtudes ganhou vida. “Foi um processo leve. O Caminho das Virtudes foi projetado para ser um ambiente de paz, e assim se fez também durante o processo criativo do mesmo”, comenta.

O parque

De acordo com a arquiteta, o parque foi projetado para ser um espaço de integração para toda a família, onde a natureza envolve todo o caminho, com ambientes para momentos de contemplação e oração ao longo do percurso.

Todo o espaço será fechado e iluminado. No local, haverá uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, oferecida por uma família em cumprimento a uma promessa. Haverá ainda estações descrevendo as sete virtudes cardeais e teologais: prudência, justiça, fortaleza e temperança, fé, esperança e caridade. Padre Diomar explica que o nome Caminho das Virtudes foi escolhido justamente para que, ao caminharem pelo parque, as pessoas reflitam sobre essas virtudes.

“Queremos que o parque seja um espaço de evangelização a partir das virtudes. O objetivo é que seja aberto para visitação todos os dias. Será um espaço que a catequese poderá usar, os grupos também poderão se reunir para momentos de oração ou caminhadas silenciosas”.

Também foi projetado para o espaço um grande deck para servir como área de apoio, contando com ambiente de alimentação e um parque infantil. Todo o caminho foi pensado com acessibilidade, desta forma, uma rampa interligando o estacionamento da igreja também fará parte do projeto.

“Nossa intenção é para que todo o caminho tenha uma harmonia e seja realmente um espaço de paz, oração e contemplação. Acredito que o conjunto todo do Caminho das Virtudes é que fará dele um local especial, com proximidade com a natureza e áreas de oração, convivência e lazer para a comunidade”, destaca a arquiteta.

O projeto do parque já foi concluído e a expectativa é que as obras no local iniciem ainda no primeiro semestre deste ano.

Informações e fotos: Assessoria de Imprensa/Paróquia São Luís Gonzaga

Publicidade
WhatsApp chat