Objetivo é dar um melhor uso para o local, que faz parte do patrimônio da Paróquia
O bosque localizado na lateral da igreja matriz, da Paróquia São Luís Gonzaga, no Centro de Brusque, em breve, se transformará no Parque Caminho das Virtudes. O projeto foi idealizado com o objetivo de dar um melhor uso para o local, que faz parte do patrimônio da Paróquia.
“É uma área bastante fechada de árvores, que dá proteção para a estrutura da igreja, mas que está sendo mal utilizada. Encontramos uma série de situações ali e precisamos garantir mais segurança”, destaca o pároco, padre Diomar Romaniv.
De acordo com ele, já existe uma rua de acesso para o bosque pela Galeria São José, por isso, a ideia inicial era apenas fechar a área que fica no lado direito da escadaria da igreja matriz, e fazer uma iluminação no local. Entretanto, com o desenvolvimento do projeto, a ideia se transformou em algo maior.
A arquiteta responsável pelo projeto, Jaqueline de Souza Brogni, destaca que o processo criativo levou cerca de três meses para ser executado, porém, há mais de dois anos já se sonhava com um projeto específico para este local. “Alguns estudos chegaram a ser feitos, mas nenhum ganhou força para continuar. Este espaço fica no coração da cidade, em uma área privilegiada e poderia ser melhor aproveitado”, diz.
Quando padre Diomar apresentou a ideia de um parque linear, o traçado logo foi surgindo e então o Caminho das Virtudes ganhou vida. “Foi um processo leve. O Caminho das Virtudes foi projetado para ser um ambiente de paz, e assim se fez também durante o processo criativo do mesmo”, comenta.
O parque
De acordo com a arquiteta, o parque foi projetado para ser um espaço de integração para toda a família, onde a natureza envolve todo o caminho, com ambientes para momentos de contemplação e oração ao longo do percurso.
Todo o espaço será fechado e iluminado. No local, haverá uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, oferecida por uma família em cumprimento a uma promessa. Haverá ainda estações descrevendo as sete virtudes cardeais e teologais: prudência, justiça, fortaleza e temperança, fé, esperança e caridade. Padre Diomar explica que o nome Caminho das Virtudes foi escolhido justamente para que, ao caminharem pelo parque, as pessoas reflitam sobre essas virtudes.
“Queremos que o parque seja um espaço de evangelização a partir das virtudes. O objetivo é que seja aberto para visitação todos os dias. Será um espaço que a catequese poderá usar, os grupos também poderão se reunir para momentos de oração ou caminhadas silenciosas”.
Também foi projetado para o espaço um grande deck para servir como área de apoio, contando com ambiente de alimentação e um parque infantil. Todo o caminho foi pensado com acessibilidade, desta forma, uma rampa interligando o estacionamento da igreja também fará parte do projeto.
“Nossa intenção é para que todo o caminho tenha uma harmonia e seja realmente um espaço de paz, oração e contemplação. Acredito que o conjunto todo do Caminho das Virtudes é que fará dele um local especial, com proximidade com a natureza e áreas de oração, convivência e lazer para a comunidade”, destaca a arquiteta.
O projeto do parque já foi concluído e a expectativa é que as obras no local iniciem ainda no primeiro semestre deste ano.
Informações e fotos: Assessoria de Imprensa/Paróquia São Luís Gonzaga