20.4 C
Brusque
segunda-feira, junho 17, 2024
InícioNotíciasGeralPrograma Municipal de Escolas Cívico-Militares é oficialmente lançado

Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares é oficialmente lançado

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Ação ocorreu na Escola Municipal do Paquetá e também no Oscar Maluche

Na tarde desta sexta-feira ,5 aconteceu o lançamento oficial do Programa Escolas Cívico-Militares em Brusque. A cerimônia ocorreu na Escola de Ensino Fundamental Paquetá, que integrava o projeto desde 2022, quando o mesmo ainda era gerido pelo Governo Federal. Estiveram presentes o prefeito de Brusque, André Vechi, a secretária de Educação, Franciele Mayer, além de diversas outras autoridades e lideranças do município.

Para iniciar, os alunos fizeram a tradicional entrada militar com as bandeiras, seguido pelo hino nacional, que foi interpretado por um aluno da escola ao som do clarinete. As turmas também realizaram apresentações artísticas e culturais, incluindo uma demonstração das atividades da fanfarra, que voltou a funcionar em 2024, sob a regência voluntária do Secretário de Comunicação Social, Wilson Schmidt Junior.

O prefeito de Brusque, André Vechi, lembra que, apesar do encerramento do programa pelo governo federal, Brusque optou por continuar e ampliar o projeto, com seus próprios recursos. “Assumimos um compromisso com a população e estamos cumprindo. Entendemos o quão importante e benéfico o programa é para toda a comunidade. Continuamos o projeto no Paquetá e ampliamos para a Escola de Ensino Fundamental Oscar Maluche”.

O prefeito também informou que mais uma unidade escolar receberá o programa. “Não queremos parar por aí, queremos que mais bairros recebam o projeto. Em breve, até a próxima semana, devemos decidir onde iremos aplicar o programa”.

A secretária de Educação, Franciele Mayer, comenta que o programa vem para somar e contribuir. “A própria comunidade pediu a continuidade. Neste momento, com a contratação de oito agentes cívicos, vamos conseguir ampliar ainda mais o programa. Com certeza, há muito o que comemorar”.

A diretora da escola, Anivia Terezinha Otto, emociona-se ao falar sobre o dia de hoje. “É um sonho realizado”, disse. “Sente-se a felicidade dos militares, dos alunos e, claro, dos professores. As famílias da região sentem um apoio enorme neste projeto. Sempre apoiarei este projeto”.

O programa abrange os cargos de Chefe do Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares, ocupado por Nelci Antonio do Amaral, e um Assessor do Programa Municipal de Escola Cívico-Militares, ocupado por Ariel da Silva Viana.

Além disso, houve a contratação, por meio de processo seletivo, de Agentes Cívicos. Os cargos estão ocupados pelos reservistas Waldyr dos Santos Machado, Rinaldo da Silva Ribeiro, David Pereira da Silva, Pedro Ronaldo Toniolli, Luiz Cláudio de Oliveira Nascimento, Marcelo Joaquim Santos Da Costa, Luis Fernando Flores da Rocha e Charles Wackernagel.

Publicidade
WhatsApp chat