20.4 C
Brusque
segunda-feira, junho 17, 2024
InícioNotíciasSaúdeVigilância Epidemiológica de Guabiruba realiza ação contra a Dengue nas escolas

Vigilância Epidemiológica de Guabiruba realiza ação contra a Dengue nas escolas

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Crianças aprenderam sobre ações preventivas contra o mosquito

Na semana passada, nas escolas municipais de Guabiruba, um visitante inesperado chamou a atenção dos alunos. Não se trata de um novo colega de classe, mas sim de um mascote do aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Por trás de sua aparência inofensiva, esse pequeno inseto representa uma ameaça séria à saúde pública e foi apresentado para as crianças durante palestras educativas.

Com o intuito de conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos e as medidas de prevenção contra a proliferação dessas doenças, a Vigilância Epidemiológica, iniciou uma campanha educativa nas escolas municipais. Durante as visitas, os alunos têm a oportunidade não só de conhecer de perto a doença, mas também de receber orientações valiosas sobre como evitar a reprodução do mosquito em suas próprias casas e comunidades.

A presença dos agentes da dengue nas escolas não se limita apenas à transmissão de informações, mas também busca incentivar as crianças a se tornarem multiplicadoras do conhecimento adquirido. Ao retornarem para casa, os alunos podem compartilhar as orientações recebidas com suas famílias e a realizar inspeções periódicas em seus ambientes domésticos, identificando e eliminando possíveis focos de água parada, locais propícios para a reprodução do mosquito.

Durante as orientações, são enfatizadas medidas simples, mas eficazes, para combater o acúmulo de água parada, tais como:

•         Manter as caixas d’água sempre tampadas;

•         Virar garrafas e recipientes vazios de cabeça para baixo;

•         Limpar regularmente os recipientes de armazenamento de água;

•         Não deixar pneus expostos à chuva, armazenando-os em locais cobertos;

•         Manter ralos limpos e desobstruídos;

•         Trocar a água de vasos de plantas aquáticas pelo menos uma vez por semana;

•         Eliminar qualquer acúmulo de água em bandejas de ar-condicionado e geladeiras.

Para aqueles que desejam mais informações sobre a dengue, é possível entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica através do telefone 47 3308-3123. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

Publicidade
WhatsApp chat