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segunda-feira, junho 17, 2024
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Ouvidoria de Guabiruba divulga relatório do primeiro quadrimestre de 2024

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Número de atendimentos registrou alta de 40,61%

Desde 2018, os cidadãos de Guabiruba têm tido a oportunidade de expressar suas opiniões e solicitar demandas diretamente através de um canal especializado: a Ouvidoria Municipal. Este órgão visa ouvir e auxiliar cada cidadão que busca os serviços públicos.

A Ouvidoria é um espaço de participação e controle social, aberto à sociedade, funcionando em conjunto com a Controladoria Geral do Município como um canal direto de comunicação entre os cidadãos e a administração municipal. Ela recebe reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios, incentivando a participação cidadã no controle e avaliação dos serviços prestados, bem como na gestão dos recursos públicos.

De acordo com João Batista Carmesini, agente de controle interno, “O aumento no número de manifestações recebidas pela Ouvidoria se deve principalmente à ampla divulgação dos canais disponíveis, nos quais a população pode expressar suas solicitações, reclamações, denúncias, sugestões ou elogios. A Ouvidoria, com a colaboração das demais secretarias do Município de Guabiruba, se empenha em responder às demandas de maneira clara, objetiva e no menor tempo possível, proporcionando ao cidadão uma resposta de fácil compreensão.”

As manifestações podem ser realizadas por telefone, e-mail, presencialmente ou através do sistema Atende.net. Ao registrar uma manifestação através do sistema, o cidadão recebe um número de protocolo para acompanhamento. A Ouvidoria tem um prazo de 30 dias para responder ao cidadão, conforme estipulado no capítulo II do decreto 1055/2019.

Durante o período analisado, a Ouvidoria registrou um total de 457 manifestações. Esse número reflete o engajamento dos cidadãos em participar ativamente do processo de controle social e na busca por melhorias nos serviços públicos municipais. No mesmo período, em 2023, a Ouvidoria Municipal recebeu 325 (trezentos e vinte e cinco) manifestação, resultando no aumento de 40,61% das demandas recebidas no primeiro quadrimestre de 2024

O formulário online foi o canal de atendimento mais utilizado pelos cidadãos para registrar suas manifestações, representando 36,76% do total de registros. Em segundo lugar, destaca-se o atendimento telefônico, seguido pelo atendimento presencial na sede da Ouvidoria Municipal.

Conforme a legislação municipal, o usuário da Ouvidoria pode realizar sua manifestação de forma identificada ou anônima. A Controladoria Geral do Município não divulga nenhum dado dos usuários, garantindo o sigilo das manifestações.

Para serviços presenciais, o cidadão deve dirigir-se ao segundo piso da Prefeitura de Guabiruba, localizada na Rua Brusque, nº 344. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Os contatos telefônicos são: (47) 3308-3100 e o e-mail: ouvidoria@guabiruba.sc.gov.br.

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