19.8 C
Brusque
quarta-feira, junho 19, 2024
InícioNotíciasGeralNa Itália, Reitora da Unifebe viabiliza intercâmbio com a Universitá di Trento

Na Itália, Reitora da Unifebe viabiliza intercâmbio com a Universitá di Trento

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, acompanhada da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, esteve nesta quarta-feira (15), na Universitá di Trento (UniTrento), na Itália. Na ocasião, a gestão superior da UNIFEBE se reuniu com o reitor da universidade italiana, Flavio Deflorian, e com a diretora de comunicação e relações internacionais da instituição, Grazia Callovini, para estreitar os laços entre as duas instituições, visando viabilizar novas pesquisas e intercâmbios acadêmicos. A Província de Trento é a região de origem de milhares de imigrantes tiroleses de fala italiana que imigraram para Brusque, Botuverá, Gaspar, Guabiruba e Nova Trento a partir de 1875.

Durante a agenda, as representantes da UNIFEBE também se encontraram com a Presidente e membros da diretoria da Associação Trentini nel Mondo, que tem sede em Trento. A conversa foi articulada pelo coordenador das Associações Trentinas no Paraná e Santa Catarina, Andrey José Taffner Fraga, e mediada pelo pesquisador e escritor italiano, Renzo Maria Grosselli.

UNIFEBE e Itália

A UNIFEBE, representada pela reitora da instituição e membro da Comissão Santa Catarina-Itália, professora Rosemari Glatz, integra a Comissão dedicada às comemorações do sesquicentenário da chegada dos primeiros imigrantes de fala italiana em Santa Catarina, no ano de 1875.

A instituição, por meio da Editora da UNIFEBE, também fará a editoração e diagramação do livro comemorativo pelos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina, que contará com um capítulo escrito pela reitora, abordando a imigração italiana na região de Brusque, Botuverá, Gaspar, Guabiruba e Nova Trento, e a reedição do livro Vencer ou Morrer, do autor italiano Renzo Maria Grosseli.

“A região de Brusque tem um protagonismo muito relevante na história da imigração trentina de fala italiana e italiana em Santa Catarina e isso reflete na nossa gente, na nossa cultura. Diante disso, essa aproximação entre nossa universidade e as instituições da Itália representam mais um importante avanço para futuras parcerias culturais, pesquisas científicas e possíveis intercâmbios acadêmicos”, salienta a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

A agenda da UNIFEBE na Itália segue até dia 24 de maio. Na primeira etapa da viagem, as professoras e pesquisadoras passam por Roma e Trento. A segunda etapa se desenvolve em San Marino, Cesena e Ravenna, onde serão apresentados os resultados da pesquisa internacional com foco na reprodução do único traje preservado em San Marino da heroína catarinense, Anita Garibaldi. O vestido de Anita Garibaldi, reproduzido pela UNIFEBE será apresentado publicamente nas cidades de Cesena e Ravenna e na República de San Marino.

WhatsApp Image 2024-05-15 at 16.04.31 (1)
WhatsApp Image 2024-05-15 at 16.04.04
Publicidade
WhatsApp chat