16.6 C
Brusque
segunda-feira, julho 15, 2024
InícioNotíciasGeralErosão derruba parte de rua no Cristalina e trabalhos se intensificam na...

Erosão derruba parte de rua no Cristalina e trabalhos se intensificam na via

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A forte cheia do rio Itajaí-Mirim no último fim de semana prejudicou diversos pontos da cidade e os reflexos começam a ser medidos nos dias subsequentes, como é o caso da rua DJ 42, no Cristalina.

Por conta de uma ação considerada natural, o curso do rio foi “mudando” de lugar, criando uma espécie de praia em um dos lados de sua margem. Com isso, o rio avançou para o lado oposto, justamente onde se encontram algumas casas de moradores locais.

A situação já vinha sendo monitorada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos desde as cheias do fim de 2023, porém uma solução definitiva exigiria recursos não disponíveis nos cofres do município.

Neste último fim de semana, o rio subiu até o nível da rua e, com a força das águas, acabou recolhendo todo o material de sustentação da via, que já não era considerado firme, consistindo de muita argila e lodo, causando instabilidade no local e a consequente queda de parte da rua.

O secretário de Obras Ivan Bruns Filho esteve na manhã desta quarta-feira (22) no local fazendo uma avaliação das avarias e traçou um plano de ação que visa, em princípio, fornecer uma passagem segura para que os moradores da região possam se locomover sem riscos.

Porém, o secretário faz questão de ressaltar que esta ação é emergencial e tem um caráter paliativo, a fim de garantir o direito de ir e vir dos moradores. “Os moradores estão isolados, então hoje nosso pessoal está trabalhando para fazer um acesso lá pra frente para carro pequeno, pra liberar a passagem, e vamos começar o enrocamento um pouquinho antes, onde a gente espera encontrar um solo mais firme para garantir essa estrada novamente aqui”, explicou Ivan.

“Então a partir de amanhã a gente intensifica esse trabalho no enrocamento. Hoje na parte da tarde já iniciamos o acesso e ajeitando tudo pra estar liberando até hoje o primeiro acesso para moto e carro pequeno naquela localidade”, garantiu o secretário.

Texto: SECOM – Prefeitura de Brusque

Publicidade
WhatsApp chat