20.4 C
Brusque
segunda-feira, junho 17, 2024
InícioNotíciasCulturaAlunos do Nível D do Colégio São Luiz pintam telas inspiradas em...

Alunos do Nível D do Colégio São Luiz pintam telas inspiradas em obras de Van Gogh

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Trabalhos estão em exposição no Colégio

O pintor holandês Vincent van Gogh foi a inspiração para os alunos do Nível D, da Educação Infantil do Colégio São Luiz, criarem suas próprias obras de arte. Para complementar o aprendizado sobre o céu, a professora de artes Alice Hoffmann Knihs coordenou, em parceria com as professoras das turmas, uma atividade que se transformou em exposição artística.

“Em sala de aula, as professoras trabalharam com os alunos sobre o céu, como é observar o mesmo, as nuvens, as cores e, durante a aula de artes, fizemos a complementação desta atividade, usando como exemplo obras do pintor Van Gogh”, explica Alice.

Durante duas semanas, os alunos puderam pintar suas próprias telas, tendo como inspiração os famosos quadros “Noite Estrelada” e “Oliveiras com Céu Amarelo”, ambas de autoria do pintor holandês.

Para a produção das telas, os alunos utilizaram a técnica do giz de cera derretido com vela. “Essa técnica lembra muito as pinceladas do Van Gogh, a marca dos quadros dele. As telas ficaram bem parecidas”, observa a professora.

Ao todo, os alunos das quatro turmas produziram 14 telas que estão expostas no corredor do prédio da Educação Infantil do Colégio São Luiz. As telas foram pintadas de forma coletiva, por isso, não são assinadas: cada aluno doou um pouquinho de sua criatividade contribuindo com cada quadro. “A ideia era que todos participassem e entendessem que se tratava de uma construção coletiva”, frisa Alice.

Após a exposição, será feito um sorteio das telas entre os pais dos pequenos artistas, como forma de valorizar o trabalho dos alunos.

A professora destaca ainda que a atividade foi importante para despertar o contato dos alunos com a arte. “Foi gratificante ver eles fazendo a atividade, empolgados. Muitos lembraram que já viram a obra de Van Gogh na televisão ou em outros livros, e foi muito interessante ver os alunos conseguindo relacionar o que já viram fora da sala de aula com o que apresentamos aqui. Esta foi uma forma de valorizar a criatividade deles”, acrescenta.

Publicidade
WhatsApp chat