16.6 C
Brusque
segunda-feira, julho 15, 2024
InícioNotíciasGeralDia D Ecoponto recolhe 1,2 tonelada de lixo eletrônico, pilhas e baterias

Dia D Ecoponto recolhe 1,2 tonelada de lixo eletrônico, pilhas e baterias

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), em parceria com a Fundema, Samae e Sesc, realizaram mais uma edição do Dia D – Ecoponto. Ao longo do dia, a população de Brusque e região pode descartar corretamente diversos materiais, que não podem ser depositados no lixo comum, e que a partir de agora terão a destinação correta. Ao todo, 1,2 tonelada de pilhas, baterias e lixo eletrônico foram recolhidos ao longo do evento, realizado no estacionamento do Sesc. 

Também foram recolhidas 1.184 lâmpadas, dois pneus e 118 esponjas.

“Cada edição do Dia D Ecoponto tem sido um sucesso, é uma ação já consolidada no município. Durante o ano a ACIBr recebe muitas ligações questionando quando será a próxima. As pessoas têm tido cada vez mais consciência da importância em descartar corretamente o lixo eletrônico e demais resíduos recolhidos na ação. Como Núcleo, nos alegramos em ver que nosso objetivo, de disseminar boas práticas ambientais, está sendo alcançado. É perceptível que a população tem guardado esse tipo de resíduo para descartá-lo corretamente”, afirmou a vice-coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental, Gabriela Lamim.

Ela também comenta que a data de realização da ação foi pensada estrategicamente para chamar ainda mais atenção para a importância de se preservar a natureza, pois 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente.

“Esta edição foi estrategicamente agendada para ser feita no Dia Mundial do Meio Ambiente, como forma de ressaltar a importância do descarte correto de materiais e com foco na preservação ambiental. Recentemente temos visto nos noticiários a tragédia que o Rio Grande do Sul está vivendo, também temperaturas extremas em outras partes do planeta. Então, todos esses eventos estão ligados às mudanças climáticas e o que podemos fazer para amenizar esse tipo de acontecimento é nos conscientizarmos da preservação da natureza. E um começo é descartar resíduos corretamente, como a população está fazendo hoje no Ecoponto”, ressaltou Gabriela.

Descarte de esponjas

Desde a última edição o Ecoponto também recebe esponjas para o descarte. Conforme explica a vice coordenadora, o material pode ser reciclado. “Muitas pessoas não sabem que as esponjas podem ser recicladas e acabam as jogando no lixo comum. Elas são feitas de material sintético de plástico, nós as recebemos secas e posteriormente enviadas para uma empresa que faz a reciclagem transformando-as em novos produtos de plásticos”, pontuou Gabriela.

Parceria com a Fundema

A representante do setor de Educação Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Viviane Michele Lemes, ressalta que a ação é de suma importância não só no trabalho de conscientização, como também na saúde pública. “A parceria da Fundema com o Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr no Dia D Ecoponto é muito importante. Não se trata apenas de conscientização da população na questão do descarte correto desses resíduos, mas é também uma questão de saúde pública.  Nos possibilita realizar uma ponte de logística reversa para os resíduos eletrônicos, pilhas e pneus, contribuindo para que esse tipo de lixo não vá parar em nossos rios e terrenos baldios e aumentando a vida útil dos aterros sanitários”, finalizou Viviane.

A próxima edição do Dia D Ecoponto deve ser realizada no dia 24 de setembro, novamente no Sesc de Brusque.

Números do Dia D – Ecoponto

-Lâmpadas: 1.184

-Pneus: 02

-Esponjas: 118

-Pilhas e baterias: 281,200 kg

-Lixo eletrônico:  998,200 kg

Texto fotos: Ideia Comunicação

Publicidade
WhatsApp chat