13.3 C
Brusque
terça-feira, julho 23, 2024
InícioNotíciasGeralDocumentário '7 Passos para Agrofloresta Sintrópica', passa a ser exibido em escolas,...

Documentário ‘7 Passos para Agrofloresta Sintrópica’, passa a ser exibido em escolas, pela causa da agricultura sustentável

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Começa a circular em escolas do município, o documentário “7 Passos para Agrofloresta Sintrópica”. A produção foi contemplada pelo Prêmio de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo e apoiada pela Prefeitura Municipal de Brusque por meio da Fundação Cultural.

O trabalho foi realizado pela Kalki Produções, como diretor dos trabalhos o

agrônomo Jefferson Francisco Costa. A iniciativa audiovisual busca promover uma abordagem educativa e inspiradora sobre a prática da Agrofloresta Sintrópica.

O tema explora o conceito de entropia como a terceira lei da termodinâmica no contexto do processo econômico, adentrando, em seguida, o mundo da agricultura sustentável como uma solução para desafios ambientais.

O documentário destaca os processos desde a colheita até o plantio, ressaltando a importância da preservação ambiental e da biodiversidade. Com uma narrativa acessível e envolvente, o filme instrui e inspira espectadores de todas as idades a considerar práticas agrícolas mais conscientes e responsáveis, frisa.

Em nota a produção, a destaque que “Este modelo revolucionário de agricultura não apenas busca mitigar os efeitos das mudanças climáticas, mas também promove ativamente a restauração ecológica, oferecendo uma solução viável para os desafios enfrentados pela agricultura contemporânea”.

A estreia do documentário foi realizada na Feira Literária de Brusque – FLIBM e agora segue com o roteiro em 10 escolas estaduais e municipais de Brusque, com a exibição do documentário e a interação escolar na sala de aula.

“Objetivo de educar e inspirar estudantes sobre práticas agrícolas sustentáveis”, comentou Jefferson.

Além do mundo escolar, o documentário também terá quatro exibições em encontros com agricultores em diferentes bairros: Águas Claras, Limeira, Dom Joaquim e Bateas. O público em geral pode acompanhar a produção no

YouTube ou na biblioteca de Recursos Educacionais Abertos da crieatividade.org, uma plataforma dedicada ao compartilhamento de conhecimento e práticas sustentáveis.

A produção também será levada à Câmara de Vereadores, onde será enfatizado o impacto positivo da Agrofloresta Sintrópica na comunidade local e suas vantagens a longo prazo, inclusive considerando o simbolismo do machado na bandeira municipal, que sugere a necessidade de responsabilidade ambiental municipal para o reflorestamento.

Publicidade
WhatsApp chat