12.5 C
Brusque
terça-feira, julho 23, 2024
InícioNotíciasTrânsitoNovo semáforo da Primeiro de Maio começa a operar a partir da...

Novo semáforo da Primeiro de Maio começa a operar a partir da tarde desta segunda-feira, 24

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade inicia nesta segunda-feira, 24, no período da tarde, o funcionamento do novo semáforo da Avenida Primeiro de Maio, proximidades do SENAI. A aposta do órgão é de que o trânsito tenha uma melhor fluidez, muito embora, a Setram entende que a carga de veículos que passa pela avenida sofre com locais mais densos de movimento.

No caso do cruzamento onde foi instalado o semáforo, defronte ao portão principal de entrada do SENAI, um conjunto de fatores de mobilidade criaram ao longo do tempo a problemática. Uma delas, conforme o diretor de Circulação e Sinalização, Paulo Sestrem, era a localização dos dois pontos de ônibus, que ficavam em lados opostos, frente a frente, depois da lombada física, que já foi retirada. O intuito era promover uma passagem com segurança na faixa de pedestres, porém, a parada dos ônibus gerava o represamento no fluxo de veículos em ambos os sentidos.

“quando parava os ônibus nos dois sentidos e as pessoas atravessavam esse ‘efeito dominó’ ia longe e até recuperar congestionamento ficava maior”, explicou Sestrem.

Na última semana, os pontos de ônibus foram realocados para direções opostas sem ocuparem o mesmo espaço na via, proporcionando o estacionamento do transporte urbano e ao mesmo tempo a passagem de veículos. A intenção será de diminuir o congestionamento na passagem do serviço de transporte coletivo.

Outra medida foi a colocação de um local de parada (quadrado amarelo) na do cruzamento entre as ruas Pedro Noldin e Henrique Hartke, próximo ao caldo de cana, onde será mais facilitada a saída de veículos.

“Quando essa fila chegar próximo do cruzamento, o motorista possa sair, já que ele não tem vez”, frisou Paulo.

E como medida de segurança aos pedestres, a Setram instalou as botoeiras no semáforo, que irá permitir a passagem. Conforme do Diretor de Circulação e Sinalização, o novo semáforo terá fluxo continuou no verde e só entrará no vermelho quando houver solicitação do pedestre, que terá tempo de 10 a 15 segundos pra atravessar.

Acompanhe a fala de Paulo Sestrem no Jornal da Diplomata.

Publicidade
WhatsApp chat