23.4 C
Brusque
terça-feira, setembro 17, 2024
InícioNotíciasGeralProjeto Memórias Coletivas do Museu Casa de Brusque é destaque no Jornal...

Projeto Memórias Coletivas do Museu Casa de Brusque é destaque no Jornal da Diplomata

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O historiador Celso Deucher e a diretora do Museu Casa de Brusque, Luciana Tomasi, também historiadora, falaram ao Jornal da Diplomata na manhã desta terça-feira, 03. Em destaque o projeto Memórias Coletivas, para identificação de fotografias para a preservação do passado brusquense, que será lançado na manha de hoje, na sede da instituição.

Saiba mais

O Museu Casa de Brusque lança nesta terça-feira, 03, um projeto inédito em Brusque que visa reconhecer e identificar parte do seu acervo de mais de 25 mil fotografias. O evento “Memórias coletivas – identificação de fotografias para a preservação do passado brusquense” acontecerá todas as terças-feiras de setembro (dias 3, 10, 17 e 24) e ainda na primeira terça-feira de outubro, dia 1º.

De acordo com a diretora do Museu, historiadora Luciana Pasa Tomasi, o evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. “Estamos convidando toda a comunidade para participar, em especial pessoas idosas e até mesmo aqueles que gostam de  fotografias antigas, que vão nos ajudar a identificar com o máximo de informações possíveis esses registros fotográficos”, diz ela.

O historiador Celso Deucher, que também faz parte desse projeto, especifica que essas pessoas irão contribuir com informações preciosas sobre o acervo fotográfico da instituição. “Atualmente, a entidade tem catalogadas milhares de fotografias. No entanto, apesar da magnitude desse acervo, uma parcela significativa das fotografias permanece sem identificação, desprovida de informações sobre lugares, pessoas ou eventos; algumas não possuem absolutamente nenhuma informação”, enfatiza ele.

“Diante desse desafio, o propósito deste projeto é engajar a própria comunidade na tarefa de identificar e contextualizar as informações contidas nas fotografias históricas que compõem o acervo do Museu Casa de Brusque”, explica Luciana Pasa Tomasi.

Inscrições gratuitas

A participação nos dias do evento é gratuita, sendo que o Museu Casa de Brusque solicita apenas que se faça uma inscrição prévia, que pode ser feita pelo telefone (47) 3351-2132, pelo e-mail casadebrusque@gmail.com, ou ainda pelas redes sociais da entidade (@museucasadebrusque). A sede do museu está localizada na Avenida Otto Renaux, 285, bairro São Luiz.

Este projeto recebeu o patrocínio da Prefeitura Municipal de Brusque através da Fundação Cultural de Brusque com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura no ano de 2023.

Publicidade
WhatsApp chat