Projeto criativo foi desenvolvido por meio do Composé – Escritório Modelo de Moda e Vestuário da UNIFEBE
O verde escuro e as rosas vermelhas bordadas sobre o preto são alguns dos elementos germânicos representados nos trajes típicos criados pelo curso de Design de Moda da UNIFEBE, para o grupo folclórico de dança alemã, da Escola de Educação Fundamental Paquetá. Os croquis são frutos das pesquisas históricas sobre a imigração alemã na região de Brusque, realizadas pelas acadêmicas Maria Cecília Cordeiro e Larissa Siegel, sob a orientação das professoras Thaissa Schneider, Gabriela Poltronieri Lenzi e Caroline Zimmermann. O trabalho desenvolvido no Composé – Escritório Modelo de Moda e Vestuário da UNIFEBE foi solicitado pela professora de história do educandário, Regiane Pedrini Fischer, que iniciou em fevereiro com os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental o projeto PaquetáFolk – Dançando com História.
A relação histórica com os primeiros imigrantes de Brusque, vindos da Região de Baden, na Alemanha, se apresenta na modelagem, nas cores e nos acabamentos propostos para o traje, revela a professora Thaissa. “As rosas vermelhas bordadas remetem às flores trazidas pelos primeiros alemães e que hoje estão plantadas em muitos jardins da nossa região”, complementa.
Para a acadêmica Larissa Siegel a atividade possibilitou conhecer ainda mais a cultura germânica. “Embora aqui em Santa Catarina tenhamos muita influência cultural germânica, aprendemos muito sobre história e cultura. A Alemanha é um país muito rico e com várias fontes de inspiração, principalmente as flores, as cores, sua arquitetura e até mesmo as músicas tradicionais. Poder desenvolver para a sociedade é algo gratificante. Além de nos proporcionar um amplo conhecimento, aprendemos a lidar com as situações reais do cotidiano da nossa futura profissão”, acrescenta a estudante.
A pesquisa com os croquis e fichas técnicas foram entregues à escola que providenciará a confecção dos trajes. “Nossos sinceros agradecimentos pelos serviços prestados pela UNIFEBE. Pretendemos honrar com nossa dança o empenho de tantos parceiros que estão nos estendendo as mãos neste caminhar. Agora seguimos na batalha para materializar o projeto dos trajes”, revela a professora Regiane, entusiasta do projeto.
Ao desenvolver trajes típicos para o grupo folclórico de dança alemã, o projeto ajuda a preservar e promover a cultura e as tradições alemãs na comunidade local, salienta a coordenadora do curso, professora Jô Rosa. “Isso é especialmente importante em regiões com forte influência de imigrantes alemães, como muitas partes do sul do Brasil. Além da questão cultural, os alunos do curso de Design de Moda da UNIFEBE têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em um projeto real. Isso não só enriquece sua formação acadêmica, mas também prepara os estudantes para o mercado de trabalho. A colaboração com a Escola de Educação Fundamental Paquetá é um exemplo de como a educação superior pode ter um impacto positivo direto na sociedade”.