21.4 C
Brusque
sábado, dezembro 14, 2024
InícioNotíciasGeralHospital IMAS/Imigrantes registra em grande solenidade a marca de 230 mil atendimentos...

Hospital IMAS/Imigrantes registra em grande solenidade a marca de 230 mil atendimentos via SUS

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Acompanhe a cobertura de entrevistas do Jornal da Diplomata.

Saiba mais (texto: Amplitude Comunicação)

Na tarde desta quinta-feira (31), o IMAS/Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque celebrou seu primeiro ano de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), destacando-se em sua missão de oferecer saúde de qualidade e acolhimento à população. A instituição tornou-se referência no Programa de Redução de Filas de Santa Catarina, sendo a unidade com maior número de cirurgias realizadas no estado desde 2023, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A cerimônia comemorativa foi realizada na sede do Hospital e contou com a participação do Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, do Secretário de Saúde do Estado, Diogo Demarchi Silva, do prefeito de Brusque André Vechi, colaboradores do hospital e diversas autoridades estaduais e regionais, em uma homenagem ao compromisso com a saúde pública de qualidade, resolutiva e humanizada.

Ao longo de um ano, o hospital realizou o total de 231.785 procedimentos para pacientes de 252 municípios. Os procedimentos incluem 58.817 consultas, 28.210 exames de imagem, 136.258 exames laboratoriais e 8.500 cirurgias, números que refletem o compromisso da instituição com a saúde pública regional.

Segundo o diretor executivo geral do IMAS, Francisco Paiva, os números apresentados são inéditos na trajetória do Hospital Imigrantes. “Historicamente este hospital tinha um número de cirurgias, antes da gestão do IMAS, bem aquém do que se pratica hoje. Era uma média de 200 cirurgias/mês. Hoje, nós atingimos a marca de 1.400 cirurgias por mês, então é um marco histórico”, conta.

O governador enalteceu o trabalho desenvolvido e se comprometeu a dar continuidade a parceria. “O Imigrantes tem sido um grande parceiro do Estado, fazendo cirurgia que muitas vezes algum outro hospital não faz. Mas eles fazem, eles encaram, eles não ficam só com o filé, pegam um pouquinho de carne de pescoço também. E isso a gente tem que considerar. Eu vim aqui para cumprimentar e agradecer o trabalho que tem sido feito e dizer que a parceria do Estado vai continuar. Nunca foi feito tanto em saúde pública como nós estamos fazendo”, afirma o governador.

O presidente do IMAS, Walmiro Charão, ressaltou a importância da equipe do hospital para os resultados alcançados e a postura do IMAS em prestar o mesmo padrão de atendimento a todos os pacientes. “Nas nossas unidades a gente não quer que se tenha a percepção se é privado, particular ou SUS, e assim tem sido. É a nossa marca e quem consegue imprimir esse ritmo e deixar essa marca são os colaboradores, as pessoas que efetivamente entregam esse serviço, pelos quais nós somos muito gratos. Foram eles inclusive que proporcionaram a gente atingir esse patamar que estamos aqui celebrando. É SUS, é padrão IMAS”, frisa.

Para o prefeito de Brusque, André Vechi, toda equipe do Imigrantes está de parabéns. “Primeiro pela reestruturação e investimentos que foram realizados no hospital. E em segundo por essa parceria com o governo do Estado. Nós do Poder Público Municipal agradecemos esse investimento em ampliação no número de cirurgias, que fez com que pessoas que esperavam há anos pudessem vir aqui, fazer a sua cirurgia e ter uma qualidade de vida muito melhor. A gente fica feliz de Brusque poder ter um hospital referência, afinal de contas o hospital opera não só pessoas de Brusque, mas de toda região que vem até aqui para ser bem atendidas e voltar pra casa muito melhor”, destaca.

Depoimentos

Durante o evento de celebração, pacientes compartilharam depoimentos emocionantes, ressaltando o impacto positivo do atendimento pelo SUS, que transformou suas vidas e trouxe tranquilidade para suas famílias.

Como é o caso da moradora de Navegantes (SC), Claudia Luiza Machado, mãe da pequena Bianca, que passou por cirurgia. “A Bianca nasceu com sopro no coração e quando ela tinha dois meses de vida a gente já soube que ela teria que ser operada. Desde pequena ela sofria infecções de repetição, pegou Covid, teve bronquiolite e volta e meia tinha que ser internada. Foi uma correria o ano inteiro e quando ela fez 1 aninho a cirurgia foi liberada. Ela ficou 17 dias internada aqui, começou a ganhar peso, a se desenvolver e está hoje, com 1 ano e 9 meses. Nunca mais precisou ser internada, está cheia de saúde e bagunceira. Eu só tenho a agradecer a toda equipe hospital Imigrantes pela atenção, pelo atendimento humanizado e o respeito pela Bianca, por mim e pela família”, conta.

A aposentada de Itajaí Márcia Miranda também agradeceu o atendimento recebido. Ela foi encaminhada para cirurgia de remoção da tireoide e a expectativa era aguardar entre 3 a 4 anos para a realização do procedimento. “E veja, em 1 ano e meio eu estou aqui. Isso é uma ótima notícia. Foi muito bom o atendimento, desde as faxineiras até os médicos, todos com um carinho muito especial com os pacientes. Tanto na hora da chegada quanto na organização para fazer os procedimentos. O acolhimento é muito bom”, conta.

Qualidade

Referência para Brusque e região, o Hospital Imigrantes conta com uma equipe de profissionais altamente capacitada e uma estrutura completa que inclui emergência aberta 24 horas, leitos clínicos, UTI neonatal, pediátrica e para adultos. O hospital realiza cirurgias de média e alta complexidade em diversas especialidades, como urologia, ortopedia, oncologia e cirurgia do aparelho circulatório, reforçando seu papel como uma unidade hospitalar essencial para a comunidade.

Além dos recursos técnicos e da equipe qualificada, o Hospital Imigrantes integra o Programa de Valorização dos Hospitais do Governo do Estado. A parceria com a SES também inclui a realização de cirurgias eletivas de média e alta complexidade, conforme a demanda.

Segundo o presidente do IMAS, o intuito é aumentar ainda mais o número de procedimentos realizados em breve. “Temos um projeto de ampliação da sala de cirurgia e isso vai dobrar nossa capacidade instalada. A ideia é que a gente ultrapasse 2 mil cirurgias por mês, ampliando a gama de oferta de especialidades que nós temos. Hoje são mais de 30 especialidades médicas”, completa.

Publicidade
WhatsApp chat