Evento inédito no município reuniu cerca de 200 participantes para discutir propostas e garantir os direitos das pessoas idosas.
Nesta quinta-feira,15 de maio aconteceu a 4ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa em Guabiruba, um evento marcado por reflexões profundas, participação ativa da comunidade e propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno e democrático. Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego, a conferência reuniu autoridades locais, servidores públicos, representantes de entidades e cidadãos interessados em construir um futuro mais justo para os idosos.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência foi uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONADIPI). O encontro reforçou o compromisso do município com um envelhecimento ativo, inclusivo e com justiça social, norteando uma programação voltada à escuta ativa e à elaboração de propostas concretas.
Durante o evento, os participantes debateram cinco eixos temáticos:
Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Fortalecimento de políticas de proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa;
Enfrentamento à violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Participação social, protagonismo e vida comunitária, considerando as múltiplas velhices;
Consolidação e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.
A secretária de Assistência Social de Guabiruba, Caroline Razera, destacou a relevância do momento para o município: “É a primeira conferência que acontece aqui no município, as outras foram regionalizadas, então, é um momento muito importante que a nossa cidade está vivendo. Tivemos aqui vários representantes de quase todos os setores e secretarias da Prefeitura e 175 idosos, totalizando cerca de 200 pessoas”.
Ela também reforçou o objetivo principal do encontro:
“O objetivo é discutir essas políticas públicas, ouvir da pessoa idosa o que eles têm de queixas daquilo que é ofertado hoje e receber sugestões do que o município pode fazer por eles.” A 4ª Conferência da Pessoa Idosa foi realizada no Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Guabiruba Sul, e destacou a importância da escuta e do protagonismo das pessoas idosas na formulação de políticas públicas. O evento reafirmou o papel essencial da sociedade civil e reforçou a urgência de garantir, com equidade, os direitos de quem tanto contribuiu para a história da
