24.9 C
Brusque
segunda-feira, maio 19, 2025
InícioNotíciasSaúdeBrasil espera livrar-se da gripe aviária em 28 dias

Brasil espera livrar-se da gripe aviária em 28 dias

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira,

19 de maio que o Brasil precisa de 28 dias sem registrar novos casos de gripe aviária para ser considerado livre do vírus H5N1.

Segundo o ministro, esse prazo, referente ao ciclo do vírus, permitiria ao Brasil retomar as exportações para os países que impuseram restrições ou bloqueios à compra do frango brasileiro.

Após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no país, ocorrido em Montenegro (RS) e divulgado na quinta-feira 15 de maio importantes mercados como China, União Europeia e Argentina suspenderam as importações do produto brasileiro. O Brasil investiga atualmente outros casos suspeitos.

O Ministério da Agricultura reforça que não há risco no consumo de carne ou ovos. “Se em 28 dias não tiver nenhum outro caso, a gente pode com tranquilidade, baseado em ciência, dizer ao mercado e aos outros compradores e colocar o Brasil de novo como país livre de gripe aviária”, declarou Fávaro.

O ministro ponderou que o fim do prazo de 28 dias não garantirá a reabertura imediata de todos os mercados, prevendo questionamentos e dúvidas por parte dos compradores. No entanto, ele acredita que, após esse período, países como China e a União Europeia, que atualmente restringem a compra de frangos de todo o Brasil, deverão limitar essa restrição apenas ao Rio Grande do Sul ou especificamente a Montenegro (RS), onde o primeiro caso foi registrado. “E aí, gradativamente, voltamos à normalidade”, acrescentou.

Fávaro enfatizou a importância das medidas de bloqueio e rastreamento de toda a produção que saiu da granja de Montenegro. “Com isso, a gente fazendo a inutilização de toda essa produção, a gente diminui muito o risco de novos casos”, afirmou.

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que está investigando dois casos suspeitos de gripe aviária em granjas comerciais: um localizado em Ipumirim (SC) e outro em Aguiarnópolis (TO). As autoridades seguem monitorando a situação e adotando as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus.

Publicidade
WhatsApp chat