O Instituto Federal Catarinense (IFC) promove, nos dias 28 e 29 de maio, o 1° Seminário Institucional de Inovação e Relações com a Sociedade (SIRS). Sediado no Campus Brusque, o evento visa fortalecer a cultura da inovação, a transferência de tecnologia e as relações entre o meio acadêmico e a sociedade.

O seminário é gratuito e aberto a estudantes, servidores do IFC e à comunidade externa. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de maio, no site oficial do evento. A programação inclui mesas-redondas, palestras e atividades voltadas ao debate e à disseminação de boas práticas em áreas como propriedade intelectual, empreendedorismo, inovação social, extensão tecnológica e captação de recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Embora o cronograma seja majoritariamente voltado para a comunidade acadêmica do IFC, a noite do dia 28 estará aberta ao público externo. Para garantir maior alcance, a programação será transmitida na íntegra pelo canal oficial do IFC no YouTube.
O professor Cleder Somensi, pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC e presidente da comissão organizadora, enfatiza a importância do SIRS. “O SIRS, que tem como objetivo a aproximação entre o IFC e a sociedade, busca interações sobre temas que envolvem a inovação. Trata-se de uma ação estratégica que permitirá, tanto em nível institucional como para a sociedade em geral, promover a construção de conhecimentos e o aperfeiçoamento sobre assuntos diversos”, explica Somensi.
Nesta primeira edição, o seminário discutirá os avanços, desafios e perspectivas da Equipe Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (e-CT&I) da Procuradoria-Geral Federal (PGF), a prestação de serviços como extensão tecnológica, a Lei do Bem e suas oportunidades, as parcerias do IFC com fundações de apoio, a gestão da inovação, a maturidade tecnológica e a redação de patentes. O evento foi idealizado a partir da necessidade de ampliar a discussão sobre essas temáticas na instituição.
O IFC tem se destacado no cenário estadual e nacional como um importante depositante de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). As parcerias público-privadas também serão abordadas no seminário.

