Programa “ObservaMaxi” é realizado em parceria com o Sicoob MaxiCrédito e aborda temas como tributos, cidadania e educação financeira
O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) deu início, nesta segunda-feira, 19 de maio, ao novo programa educacional ObservaMaxi, fruto de uma parceria inédita com o Sicoob MaxiCrédito. O objetivo do programa é ampliar o alcance das iniciativas de educação fiscal e cidadania, contemplando agora os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. A ação foi lançada na Escola de Ensino Fundamental Paquetá, no bairro Paquetá, em Brusque (SC).
A iniciativa surgiu a partir de uma demanda recorrente de escolas, professores e secretarias de educação, que manifestavam o desejo por programas que abordassem, de forma integrada e acessível, os temas transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação fiscal, cidadania e educação financeira.
Em encontros com duração de duas horas/aula, os alunos participam de um bate-papo dinâmico com atividades lúdicas e interativas, como jogos e brincadeiras educativas. Durante as atividades, o OSB Brusque, por meio de um(a) educador(a) fiscal capacitado(a), conduz reflexões sobre a importância social dos tributos e carga tributária. Já o Sicoob MaxiCrédito, com seus colaboradores voluntários, contribui com conteúdos sobre cooperativismo, planejamento financeiro, consumo consciente, desejo versus necessidade, além de orientações sobre golpes e fraudes.
A consultora pedagógica do OSB Brusque, Priscila dos Santos Petermann, destaca a importância do projeto para a ampliação do público atendido.
“Este novo programa vem de encontro com o desejo do Observatório de ampliar os níveis escolares alcançados pelas nossas ações. O Ensino Fundamental II é uma faixa muito receptiva para bate-papos e dinâmicas lúdicas. A parceria com o Sicoob deu muito certo e reforça o nosso compromisso com uma educação cidadã de verdade”, ressalta.
Priscila também comenta o retorno positivo da primeira experiência com os alunos da EEF Paquetá. “Os estudantes foram extremamente participativos, educados e curiosos. Questionaram, compartilharam experiências e mostraram o quanto esse tipo de intervenção agrega. Ser essa visita que chega para conversar de forma leve e com propriedade é algo muito significativo para eles”, comemora.
Para a gerente de Atendimento ao Cooperado (PA) do Sicoob MaxiCrédito, Júlia Camatti, a parceria com o OSB Brusque reforça os princípios e valores compartilhados pelas duas instituições.
“Através do programa vamos levar educação fiscal e financeira para muitos jovens. Esses assuntos são importantíssimos para a formação desses cidadãos. Ajudaremos eles a desenvolverem novas habilidades, conscientização, empoderamento e preparação para o futuro. Esses temas não apenas proporcionam conhecimentos práticos, mas também fomentam uma mentalidade crítica e consciente, essencial para o desenvolvimento de uma comunidade mais forte e informada”, afirma.
Segundo o presidente do OSB Brusque, Evandro Gevaerd, o lançamento do novo programa reitera o papel da organização como agente de transformação social.
“Por meio da educação, reafirmamos o compromisso do OSB Brusque com a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com os desafios do cotidiano — seja no convívio em sociedade, seja na administração de suas próprias finanças”, enfatiza.
A próxima aplicação do ObservaMaxi será realizada em uma escola pública do município de Brusque, dando sequência à proposta de levar os temas de educação fiscal e financeira a diferentes instituições de ensino da cidade.
