23.9 C
Brusque
quarta-feira, maio 28, 2025
InícioNotíciasGeralBombeiros detalham condições e explicam resgate de vítima que caiu no rio...

Bombeiros detalham condições e explicam resgate de vítima que caiu no rio Itajaí-Mirim somente na manhã de segunda-feira

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img

Na noite deste domingo 25, por volta das 23h24, o Corpo de Bombeiros foi acionado para duas ocorrências simultâneas, a princípio sem relação entre si, nas proximidades do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque.

A primeira ocorrência tratou-se de um motociclista que colidiu contra o guard rail na Rua Arno Carlos Gracher, em frente ao quartel. Com o impacto, a vítima caiu de uma altura aproximada de 4 metros, vindo a parar na Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, que fica logo abaixo do ponto da colisão. O motociclista foi prontamente atendido pela equipe do SAMU, com apoio da guarnição do Corpo de Bombeiros Militar.

A segunda ocorrência foi registrada na Avenida Bepe Rosa, onde, segundo testemunhas, um veículo teria caído no rio.

Segundo nota do Corpo de Bombeiros, no momento da chegada da guarnição ao local, o veículo já não era mais visível na superfície. Algumas testemunhas relataram ter presenciado o fato, inclusive apresentando imagens do veículo, porém não foi possível identificar com precisão o ponto exato da queda, nem a direção em que o veículo transitava. O carro já encontrava-se totalmente submerso.

Diante da situação, a guarnição coletou o máximo de informações possíveis para viabilizar as buscas, que foram iniciadas na manhã do dia 26 de maio de 2025.

Segundo a corporação, por questões de segurança, as buscas subaquáticas foram realizadas exclusivamente durante o dia. O veículo estava a uma profundidade aproximada de 6 metros, em um local com correnteza considerável, presença de pedras, galhos, total ausência de visibilidade e outros fatores que impunham risco às equipes. A operação exigiu checagem rigorosa dos equipamentos, reconhecimento detalhado do local, elaboração de plano de busca e o acionamento de mergulhadores que estavam de folga, uma vez que nem todos os bombeiros de serviço possuem especialização em mergulho de resgate. Para este tipo de operação, o protocolo de segurança exige, no mínimo, três mergulhadores especializados, o que impacta diretamente no tempo de resposta em ocorrências dessa natureza.

Em nota, “o Corpo de Bombeiros Militar de Brusque lamenta profundamente o trágico desfecho da ocorrência e se mantém à disposição da comunidade”.

Publicidade
WhatsApp chat