As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram nesta segunda-feira, 26, e vão até o dia 6 de junho.
As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção para os municípios de Belém, Ananideua e Marituba, no Pará, onde as provas será aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro. Todos os candidatos devem se inscrever de 26 de maio a 6 de junho pelo site enem.inep.gov.br/participante/.
A inscrição custa R$ 85 para quem não teve direito à isenção e deve ser quitada até 11 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada. A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.
Mesmo quem conseguiu a isenção, como alunos da rede pública, precisa se inscrever. Caso contrário, não poderá fazer a prova.
O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
Novidades na edição do Enem 2025
Esta edição traz novidades para estudantes do 3º ano do ensino médio e para quem busca certificação para a etapa de ensino.
Os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio estarão automaticamente pré-inscritos e só precisarão acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer em sua prova. Os estudantes de 1º e 2º ano e os candidatos que já concluíram o ensino médio ainda precisarão preencher a solicitação de inscrição.
O exame também poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota do aluno. A prova havia deixado de ter essa função em 2017, quando ela foi transferida unicamente para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
