Atividades foram desenvolvidas no Laboratório de Metodologias Ativas, no campus Santa Terezinha
Na última quinta-feira, 26 de junho, a UNIFEBE promoveu uma formação voltada aos professores do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque – CRE, profissionais responsáveis por orientar os estudantes e usuários dos laboratórios de tecnologias educacionais e espaços Maker da rede estadual de educação.
“É sempre um privilégio compartilhar as tecnologias e os conhecimentos produzidos na universidade com os professores da rede. Este é um dos compromissos da nossa instituição, contribuir com a qualidade de ensino dos nossos estudantes da rede pública de ensino”, pontua o pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa.
Durante a formação, o professor da UNIFEBE Júlio Cesar Franz apresentou aos participantes as principais tecnologias disponíveis e utilizadas pelo curso de Pedagogia no Laboratório de Metodologias Ativas. Dentre elas, o Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto, utilizada para a criação de projetos interativos e dispositivos eletrônicos; a cortadora a laser e a impressora 3D. Os participantes também puderam experimentar outros recursos do laboratório, como os óculos de realidade virtual e a tela digital interativa.
Para conduzir a formação, o docente da UNIFEBE adotou a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e, divididos em grupos, os orientadores foram instigados a desenvolver um projeto prático, utilizando as tecnologias educacionais apresentadas. “O caráter imersivo, proporcionou um envolvimento mais profundo com as ferramentas, com os conteúdos e com as práticas. Um dos grandes diferenciais foi a flexibilidade dos projetos apresentados, sempre levando em consideração as ferramentas já disponíveis nas unidades escolares e as habilidades que fazem sentido no contexto da prática docente. Isso tornou tudo muito aplicável e próximo da realidade dos professores. Agradecemos à UNIFEBE pela parceria e acolhida, e a todos os envolvidos por fazerem deste encontro uma experiência única e transformadora”, avaliou o técnico do Núcleo de Tecnologias Educacionais da CRE/Brusque, Felipe Andrade.
Todos os projetos foram criados a partir da temática da tecnologia assistiva e buscaram responder ao questionamento central “Como podemos desenvolver soluções com tecnologias assistivas que promovam mais autonomia e inclusão para pessoas com deficiência?”, esclarece o professor e condutor da formação. Dentre as criações dos professores da rede estão um acionador inteligente de lâmpadas, um dispositivo assistivo de comunicação, um adaptador de preensão de caneta feito com impressora 3D e um indicador de ruído desenvolvido com Arduino.
“Foi um momento muito rico de troca e interação. Fiquei extremamente feliz e honrado em conduzir essa formação em nome da UNIFEBE. Além do nosso trabalho com os estudantes da instituição, também conseguimos contribuir diretamente para a formação de professores da rede pública. Essa ação está alinhada com um projeto de pesquisa que coordeno, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Edital 21/2024. Com isso, conseguimos integrar pesquisa, ensino e extensão em uma mesma iniciativa”, pontua o professor.
