14.7 C
Brusque
quinta-feira, julho 10, 2025
InícioNotíciasEconomiaNúcleo Contábeis da ACIBr acompanha aprovação da lei em Brusque que garante...

Núcleo Contábeis da ACIBr acompanha aprovação da lei em Brusque que garante desconto no ITBI para empresas

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

A coordenadora do Núcleo de Empresas Contábeis, Cristina Zuqui, falou ao Jornal da Diplomata na manhã desta quinta-feira, 10.

Saiba mais

A Câmara de Vereadores de Brusque aprovou, por unanimidade, em sessão realizada na terça-feira, 1 de julho, o projeto de lei 24/2025, que cria um programa temporário para incentivar a regularização da transferência de imóveis usados para compor o capital social de empresas.

Esta é uma reivindicação antiga do Núcleo de Empresas Contábeis da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), que desde novembro de 2023 solicita à prefeitura a redução da alíquota do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

“Este é um assunto que estamos discutindo desde 2023. Na época, a prefeitura negou o pedido com a justificativa de que seria inconstitucional. O assunto se estendeu durante todo o ano de 2024, pois continuamos insistindo. Agora, em 2025, levamos o tema para o secretário Guilherme Ouriques, que entendeu nossa reivindicação e tivemos sucesso”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Empresas Contábeis, Cristina Zuqui.

Principal mudança
Com a aprovação da lei, foi criado um programa especial que prevê desconto no ITBI. Assim, empresas interessadas em regularizar a transferência dos imóveis usados como capital social pagarão apenas 0,5% de ITBI ao invés de 2%.
O programa de regularização é válido de julho a 31 de outubro deste ano. As empresas interessadas devem fazer um pedido formal à prefeitura para fazer parte do programa temporário.

“Sabemos que esta lei é um benefício tanto para o Município, que com certeza aumentará a arrecadação, quanto para os empresários, que poderão regularizar sua situação patrimonial de forma mais amena. Essa é uma vitória para toda categoria, por isso, é de suma importância a participação de todos nas reuniões do Núcleo, pois é durante esses encontros que tratamos de assuntos que impactam a todos”, ressalta a coordenadora.

“Em nome do Núcleo de Empresas Contábeis, agradeço o empenho e dedicação do Secretário da Fazenda, Guilherme Ouriques, do diretor, Felipe Fabiani, do procurador geral, Rafael Maia, do prefeito André Vechi e dos vereadores que aprovaram a lei”, completa.

Publicidade
WhatsApp chat