O 3° Sgt de Souza, que forma o binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) junto da Zaara, anunciou o encerramento do serviço operacional na atividade de busca e resgate com a cadela.
Segundo de Souza, o motivo da aposentadoria se dá pela idade se Zaara, que completa 10 anos em novembro. Sendo assim, foi optado em aposentar a cadela do serviço operacional, para preservar a sua saúde e conseguir assim ter um descanso merecido.
De Souza e a cadela Zaara participaram de inúmeras ocorrências de grande vulto, buscando pessoas vivas e já em óbito em diversos níveis de atuação, desde matas fechadas e áreas de deslizamento de terra até estruturas colapsadas e ambientes aquáticos. Seu trabalho foi crucial em cidades catarinenses e em outros estados do Brasil.

“Tenho certeza, minha guerreira, que as pessoas que puderam ser atendidas por você nunca vão esquecer do que você realizou por cada vítima e por seus familiares!”, escreveu o Sargento, expressando profunda gratidão e reconhecimento pela força e coragem de sua companheira.
“Só eu, a Zaara e minha família sabemos o que enfrentamos, lutamos e tivemos que deixar de lado; e nos mantemos mos fortes e firmes para conseguir chegar onde chegamos e encerrar nossa carreira na atividade de cães!”, disse de Souza.
A publicação enfatiza o amor e a gratidão do Sargento por sua parceira. “Gratidão a você, minha eterna parceira de trabalho, que irei te amar e cuidar de você como você merece até seu último suspiro, minha grande, veterana e heroína Zaara!”.

Anos de trabalho, após treinamentos intensivos
Após 2,5 anos de treinamentos diários e intensivos, Zaara foi aprovada para o trabalho de buscas após rígidos testes, dentro dos padrões internacionais para a atividade em setembro de 2018. O binômio foi certificado em uma rígida prova que durou três dias e aconteceu no município de Três Barras, norte de Santa Catarina.

E agora?
Após a aposentadoria, Zaara encerra seus serviços junto ao Corpo de Bombeiros e poderá viver seus próximos anos sendo apenas um pet, sem mais missões pela frente.
Zaara permanecerá aos cuidados da família do 3° Stg de Souza.
