16 C
Brusque
terça-feira, julho 15, 2025
InícioNotíciasSanta CatarinaVÍDEO - Homem solta baleia presa a rede de pesca em SC;...

VÍDEO – Homem solta baleia presa a rede de pesca em SC; Ibama investiga o caso

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

Um vídeo flagrou o momento em que um homem solta uma rede de pesca presa em uma baleia-franca-austral acompanhada de um filhote em Palhoça, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, no último sábado, 12. As imagens mostram que ele se aproxima da baleia com uma prancha e usa um remo para soltar a rede.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no entanto, afirma que a intervenção direta nestes animais deve ser feita por órgãos ambientais competentes e investiga a conduta do homem que aparece nas imagens.

O desmalhe de grandes cetáceos é considerada uma atividade de alto risco, que exige treinamento, equipamentos adequados e autorização legal. No Brasil, essa prática é regulamentada por uma portaria do Ibama, que estabelece regras rigorosas para proteger tanto os animais quanto as equipes envolvidas.

A baleia foi registrada pela primeira vez na última quinta-feira, quando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) mobilizou uma embarcação do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) para se aproximar do animal. Entretanto, de acordo com os bombeiros, a rede de pesca não comprometia a mobilidade da baleia, que nadava calmamente. 

Segundo o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Paulo Maués, uma avaliação técnica concluiu que o grau de enrosco era superficial e não interferia nos comportamentos naturais do animal, como a amamentação e os cuidados com o filhote.

Segundo ele, a medida mais segura para evitar o agravamento da situação foi permitir que a rede se desprendesse naturalmente. Por isso, os órgãos especializados optaram por não realizar a soltura.

Rede presa à baleia foi retirada por homem em Palhoça (SC) — Foto: Redes sociais/ Reprodução

Assista vídeo:

Homem em prancha se aproxima e solta baleia presa em rede de pesca em SC. Vídeo: @c.anselmo, @gabrielederkacz e @gersonbaroni

Publicidade
WhatsApp chat