Natural de Xaxim, ele é egresso da instituição e assume as funções após período de estudos em Roma
A Faculdade São Luiz tem um novo vice-diretor e coordenador para o curso de Filosofia. Padre Josimar Baggio assumiu oficialmente as funções neste mês de julho, em substituição ao padre Aléssio da Rosa, que deixou a coordenação para atuar como diretor geral do Colégio e Faculdade ESIC, em Curitiba (PR).
Natural de Xaxim, no Oeste do estado, padre Josimar é egresso da própria Faculdade São Luiz. Ordenado sacerdote em 2018, possui uma trajetória marcada por experiências na educação e na vida internacional. “Antes de ser padre, atuei como professor e coordenador em escolas da rede pública e privada. Com a saída do padre Aléssio, a Congregação me direcionou para a coordenação do curso de Filosofia e também para auxiliar no Colégio São Luiz. Espero poder contribuir com a minha presença e com aquilo que trago, que são os valores da minha família e da Congregação: os valores cristãos, católicos e Dehonianos”, destaca.
A formação acadêmica recente do novo coordenador inclui vivências em diferentes países. Em 2021, ele foi para os Estados Unidos para estudar inglês. No ano seguinte, mudou-se para Roma, na Itália, onde cursou o mestrado e deu início ao doutorado em Filosofia. “Na Itália, além dos estudos filosóficos, aprendi o italiano. Mais para o final do mestrado, estive por alguns meses na França, para aprofundar o conhecimento do francês, principalmente para leitura e compreensão de textos. Então, hoje levo comigo essas três línguas, além do conteúdo enriquecedor das experiências”, relatam.
Sua pesquisa está voltada à filosofia da religião e à filosofia contemporânea, com foco especial na filósofa francesa Simone Weil. “Ela é uma autora do século XX, muito inquietante. Trabalhei, no mestrado, a interpretação que ela faz da filosofia grega a partir de suas experiências espirituais com o cristianismo. Embora não tenha sido batizada, teve uma vivência mística muito bonita, que influenciou seu pensamento filosófico”, explica. Para o doutorado, ainda em fase inicial, o padre pretende continuar explorando Simone Weil, agora em temas ligados à ética e à antropologia.
O retorno à Faculdade São Luiz, desta vez como professor e coordenador, representa um momento especial em sua trajetória. “Tenho uma gratidão no meu coração pela instituição da qual sou fruto. Fui formado aqui, e é uma alegria poder servir, colocar à disposição tudo o que vivi nesse percurso pessoal e acadêmico. Estou muito feliz e agradecido por essa oportunidade de contribuir”, afirma.
Ele ressalta que está motivado para liderar o curso, que tem mais de 90 anos de história. “É uma grande responsabilidade, como professor recém-chegado, coordenar um curso tão tradicional, que já formou tantas pessoas que atuam na sociedade e na Igreja. Muitos dos nossos estudantes são seminaristas, futuros padres, quem sabe bispos. Considero essa missão um gesto de confiança do superior provincial e da direção da faculdade. Estou muito feliz com o desafio e pronto para dar o meu melhor”, finaliza.
