Evento acontece no dia 15 de agosto na AABB
No Programa da Hora desta sexta-feira, 25 de julho de 2025, recebemos Renato Roda, membro e sócio fundador do Grupo Amigo do Canto Alemão, e Maria Rejane, integrantedo grupo.
O Grupo Amigo do Canto Alemão completa 35 anos em 2025 e, como tradição, realiza um jantar dançante para comemorar a data, no dia 15 de agosto, na AABB.
Formado por 17 membros, o grupo interpreta músicas tradicionais, folclóricas e sucessos atuais em alemão, difundindo a tradição germânica por onde passa.
O grupo, que se reúne toda quinta-feira para ensaiar, já tem as músicas selecionadas para a apresentação há cerca de um mês. O presidente, Valter Stoltenberg, convida a todos para participarem deste momento de comemoração.
“Já estamos ensaiando há cerca de um mês para esta apresentação, temos um repertório mesclado com música e uma breve explicação da canção, até para quem não entende o alemão ter uma noção do que estamos cantando. Vai ser um evento bem especial teremos a presença de ex-integrantes e também ex-maestros, será uma grande confraternização para celebrar essa história de muita cantoria, além disso teremos a presença de mais uma banda para animar a festa até a madrugada”, afirmou.
Ele ressalta que os ingressos já estão à venda com os membros do grupo e também na loja Stoltenberg, “quem quiser participar pode adquirir seu cartão no valor de 120 reais, com nossos integrantes e também no ponto fixo, que é a loja Stoltenberg. Vamos ficar muito felizes em receber todos para esta noite especial”.
Missão de comandar o grupo
Há cerca de três anos com a missão de maestro o grupo, Fernando Ulber, conta que o grupo tem muito talento e realiza pequenos ajustes para atingir a harmonia nas apresentações. “O principal trabalho que temos é buscar a harmonia de cada tipo de voz nas músicas, temos diversos timbres aqui, vamos encaixando-as nas músicas, algumas têm as vozes separadas onde cada um canta uma melodia; outras onde cantam juntos, mas tem uma que se sobrepõe, vamos fazendo esses ajustes, é um grupo que canta há muito tempo e tem uma ótima qualidade.
O maestro ressalta que o grupo vai muito além da música, preserva a tradição germânica através dela. “Acredito que o principal ponto do Grupo Amigo do Canto Alemão é o resgate da cultura dos nossos antepassados, trazer para os mais jovens a vivência da tradição que era passada de geração em geração nas famílias. Eu por exemplo tinha meu avô que cantava as músicas alemãs em casa e crescemos escutando, então sempre tive muita paixão por esse estilo musical, quando me formei minha vontade foi de trabalhar com música germânica e fui acolhido pelo grupo e estamos juntos há três anos”.
Ele também conta sobre o processo criativo para a definição do repertório da apresentação no jantar. “Escolhemos as músicas em conjunto, com uma sequência que remeta a história do grupo, até tínhamos um repertório com músicas mais atuais, porém deixamos de fora porque queríamos justamente esse resgate da trajetória deles nesses 35 anos”.
Lei de Incentivo à Cultura
Em busca de realizar uma manutenção com renovação da identidade visual, ampliar a divulgação e cobrir os custos com o salário do maestro, o Grupo Amigo do Canto Alemão inscreveu um projeto na Lei de Incentivo à Cultura que foi liberado em abril deste ano e ainda está em período de captação.
“O grupo sempre se manteve por recursos próprios e quando participava de alguma lei de incentivo era voltado para a gravação de CD e acredito que esta é a primeira vez que o grupo busca um projeto voltado para a manutenção do mesmo. Todos eles estão muito empolgados com esta nova fase, essa ampliação na divulgação é muito importante para manter viva a cultura germânica, levando a tradição às novas gerações”, finalizou.
Até o momento, cerca de 25% dos recursos foram captados e estão sendo aplicados no pagamento do regente, em duas apresentações, dez ensaios e ações da área de marketing.
Acompanhe a entrevista completa:
